1) “Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda história, res...

1) “Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda história, resistiu até o esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados.” (Cunha, 1987, p. 4017).Esse trecho retrata a chamada Guerra de Canudos. Sobre esse conflito, assinale a alternativa CORRETA.

 

a)   Envolveu a população sertaneja do nordeste, em especial da Bahia, que lutava basicamente contra a injusta situação fundiária e de miséria.

b)   Entre as lideranças de Canudos destaca-se o monge João Maria, cujas promessas de salvação eterna foram capazes de mobilizar aproximadamente 30 mil pessoas para o arraial de Canudos.

c)   Já na primeira expedição, o exército conseguiu sitiar Canudos que não conseguiu resistira o cerco das tropas armadas com metralhadoras e com canhões.

d)   Canudos era considerado um “mau exemplo” pelo governo do Estado da Bahia por dividir as terras em forma igual entre os seus habitantes, garantindo que todos possuíssem sua propriedade privada.

1 Resposta

Ver resposta
KimberllyKethley

Resposta A.

Explicação:

Euclides da Cunha é autor da obra Os Sertões, na qual retrata o sertão baiano, o sertanejo e o conflito ocorrido em Canudos, em 1897, liderado por Antônio Conselheiro. Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha foi um escritor pré-modernista brasileiro.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação