01 A ascensão da direita radical após a Primeira Guerra Mundia...

Nelhasousa

01 A ascensão da direita radical após a Primeira Guerra Mundial foi sem dúvida uma resposta ao perigo, na verdade à realidade, da revolução social e do poder operário em geral, e à Revolução de Outubro e ao Leninismo em particular. Sem estes, não teria havido fascismo algum, pois embora os demagógicos ultrarrealistas tivessem sido politicamente barulhentos e agressivos em vários países europeus desde o fim do século XIX, quase sempre haviam sido mantidos sob controle ante de 1914 (Hobsbawn). APÓS A LEITURA DO FRAGMENTO, ANALISE AS AFIRMATIVAS A SEGUIR:

I. O radicalismo político que caracterizou a Europa no Período Entreguerras pode ser atribuído à crise causada pela Grande Guerra;
II. Outro fator que contribui para o apoio de setores da sociedade europeia aos governos de extrema-direita foi a implantação de um governo socialista pela Russa.
III. Hobsbawm afirma que o fascismo dificilmente teria ocorrido se a Grande Guerra não tivesse causado uma grave crise política, econômica e social na Europa.

• De acordo com a análise, assinale a alternativa correta.

a) Todas as afirmativas estão corretas;
b) Todas as afirmativas estão erradas;
c) Apenas as afirmativas I e II estão certas.
d) Apenas as afirmativas I e III estão certas.
e) Apenas as afirmativas II e III estão certas.

1 Resposta

Joseane Negrete

1 – c) O autor se esforça por separar o estudo do nacionalismo das paixões nacionais – logo a importância de uma leitura livre de juízos sobre diferentes personalidades, grupos e ações.

De acordo com o autor, o nacionalismo envolve os estudos das paixões nacionais, visto que é de fundamental importância um leitura sem juízos.

2 – a) Sequência de enfrentamentos entre conservadores e liberais, e à gradual diversificação da oposição às monarquias e à Igreja.

O amadurecimento é creditado à uma sequência de enfrentamentos referentes a conservadores e liberais.

3 – e) (1) nacionalismo; (2) Estados.

O nacionalismo foi uma parte do processo de formação dos Estados modernos, que exigiu uma forma de legitimação diversa do Estado tradicional teocrático ou dinástico.

4 – d) Prússia e Áustria.

A Prússia e Áustria são estados que compuseram a Confederação Germânica e se destacam pela extensão e influência.

Bons estudos!

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação