“No exercício do Poder Moderador, o imperador tinha a prerroga...

“No exercício do Poder Moderador, o imperador tinha a prerrogativa de nomear os senadores, convocar extraordinariamente a Assembleia Geral Constituinte e Legislativa, sancionar decretos e resoluções da Assembleia Geral, aprovar e suspender interinamente as resoluções dos conselhos provinciais, prorrogar ou adiar a Assembleia Geral, dissolver a Câmara dos Deputados, nomear e demitir livremente os ministros de Estado, suspender os magistrados nos casos previstos, perdoar e moderar as penas impostas e os réus condenados por sentença e conceder anistia” (CABRAL, 2022).

CABRAL, Dilma. Disponível em: . Acesso em: 01 mar. 2022.

Nesse sentido, o poder moderador foi determinado pela Constituição do ano de:

1 Resposta

O Poder Moderador foi instituído no ano de 1824.

Esse pode ser considerado um Quarto Poder, e foi criado pelo imperador D. Pedro I, quando a primeira constituição do Brasil foi outorga por ele.

Como funcionava o Poder Moderador?

O Poder Moderador era o poder exercido exclusivamente pelo imperador e estava acima de qualquer um dos três poderes. O imperador também acumulava o Poder Executivo, que é aquele responsável por executar as leis e pelo governo.

O poder exercido pelo imperador D. Pedro I no Primeiro Reinado, significou na prática a instituição de um governo de caráter absolutista no Brasil, pois o imperador tinha autoridade para exercer influência na tomada de decisões dos outros poderes.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre o Poder Moderador em: 24515409

Escola Educação

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação