São Paulo e o desemprego A taxa de desocupação de São Paulo fo...

São Paulo e o desemprego A taxa de desocupação de São Paulo foi a única a recuar entre os estados, caindo para 12% no terceiro trimestre de 2019, após registrar 12,8% no segundo trimestre. Na outra ponta, a desocupação cresceu apenas em Rondônia e atingiu 8,2%, uma alta de 1,5 ponto percentual. Os demais estados mantiveram-se estáveis. Os maiores níveis de desemprego foram observados na Bahia (16,8%), no Amapá (16,7%) e em Pernambuco (15,8%), e as menores em Santa Catarina (5,8%), Mato Grosso do Sul (7,5%) e Mato Grosso (8%).
Já a taxa de desocupação do país no terceiro trimestre de 2019 caiu para 11,8%, após ficar em 12% no trimestre anterior. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada hoje pelo IBGE.
“A taxa de desocupação caiu em São Paulo em função de uma redução significativa da população desocupada, que diminuiu em 217 mil pessoas no trimestre. A redução do desemprego veio mais pela redução do número de desocupados do que por expansão da ocupação", explicou a analista da pesquisa Adriana Beringuy.
Segundo ela, a construção é um destaque na expansão da ocupação no terceiro trimestre, muito concentrada na região sudeste, sobretudo São Paulo. "Esse contingente associado à construção era formado principalmente por trabalhadores por conta própria e empregados sem carteira assinada”, complementou.
VAMOS PRATICAR!

1)O que poderia ser feito para ajudar a população em geral a permanecer com seus empregos?

2)A Covid-19 pode ser a grande vilã para taxa de tanta gente estar perdendo o emprego Brasil a fora?

3)Pelo texto São Paulo, ainda está segurando o emprego de muita gente, vocês estão notando isso, ou em sua casa alguém foi mandado embora por causa da pandemia, ou está com salário reduzido devido a isto?

0 Respostas

Alexandre está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Geografia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação