Questão 05 - * Imagem sem legenda (A) No Brasil existe forte c...

Questão 05 - * Imagem sem legenda (A) No Brasil existe forte concentração de pequenos trabalhadores rurais nas regiões Nordeste e Sudeste (B) As indústrias no Brasil encontram-se dispersas de maneira homogênea por todo território nacional. (C) A região Sudeste concentra grande parte das indústrias brasileiras, em especial os estados de RJ e SP. (D) O Brasil é um país de industrialização tardia e desconcentrada (E) O mapa retrata o processo de fugas de investimentos industriais no Brasil

1 Resposta

Ver resposta
Bruno Papanicolau

resposta:A Região Sudeste é a principal do país, sua importância está em seu destaque industrial e econômico. A população total é de 80,3 milhões de habitantes e a densidade demográfica é de 87 habitantes por quilômetro quadrado, se consolidando como a mais populosa e mais povoada do país - de 100 brasileiros, 42 residem na Região Sudeste. Seu território, com extensão de 924.511,3 quilômetros quadrados, representa 11% do total do país.

 

Os fatores da industrialização no Sudeste

O desenvolvimento industrial na região ocorreu principalmente a partir do século XX, após o declínio do café. O café ocupou durante muito tempo lugar de destaque nas exportações e essas “seguravam” a economia brasileira. Na região sudeste os estados produtores de café eram principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O declínio do café, no final da década de 1920, foi provocado pela crise de 29, por não oferecer grandes lucros uma grande parcela de fazendeiros vendeu suas propriedades. Com o recurso adquirido na venda das fazendas investiram, entre outras, na indústria, as primeiras se limitavam ao setor têxtil, alimentação, bens de consumo, sabão e velas.

O surgimento das indústrias na região sudeste está vinculado à produção cafeeira decorrente da:

• Grande quantidade de trabalhadores da produção do café foi atraída para trabalhar nas indústrias que iniciavam suas atividades.

• Rede de transportes, uma vez que as infra-estruturas eram usadas para escoar a produção de café das fazendas para os portos, com a introdução das indústrias esses mesmos trajetos serviam para transportar matéria prima e mercadorias.

• Do grande número de mão-de-obra imigrante presente no Brasil, esses já tinham experiências industriais, pois a maioria era de origem européia e nesse período a Europa já havia passado pelo processo de industrialização.

A indústria e os recursos naturais

Os minérios e as energias favoreceram a expansão das indústrias, tendo em vista que esse dois são importantes e fundamentais elementos dentro do processo de industrialização, nesse quesito a região era bem servida, proporcionando a instalação de fábricas nas suas mediações.

No final das décadas de 40 e 50 houve a criação das indústrias de base no Brasil, mais precisamente na região sudeste, como a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Vale do Rio Doce e a Petrobras. Todas as mudanças para implementar a indústria promoveram a expansão de diversos seguimentos industriais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Explicação:

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Geografia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação