Qual é a diferença entre cor raça e gênero

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Reflexões sobre os conceitos de gênero, raça e etnia na formação de professores

Os conceitos de gênero, raça e etnia ao serem trabalhados na sala de aula em uma

perspectiva da valorização da(s) identidade(s) dos múltiplos sujeitos que convivem no mesmo

espaço da escola devem ter um posicionamento político, a fim de desconstruir os esteriótipos e os

estigmas que foram atribuídos historicamente à alguns grupos sociais.

A questão de gênero a ser trabalhado na sala de aula, deve começar pelo entendimento de

como esse conceito gênero ganhou contornos políticos. O conceito de gênero surgiu entre as

estudiosas feministas para se contrapor à idéia da essência, recusando qualquer explicação pautada

no determinismo biológico, que pudessem explicitar comportamento de homens e mulheres,

empreendendo, dessa forma, uma visão naturalista, universal e imutável do comportamento. Tal

determinismo serviu para justificar as desigualdades entre ambos, a partir de suas diferenças físicas.

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De acordo com as autoras Guacira L. Louro (1997) e Eliane Maio Braga (2007), a expressão

gênero começou a ser utilizado justamente para marcar as diferenças entre homens e mulheres não

são apenas de ordem física e biológica. Como não existe natureza humana da cultura, para as

autoras, a diferença sexual anatômica não pode mais ser pensada isolada das construções sócioculturais em que estão imersas.

A diferença biológica é apenas o ponto de partida para a construção social do que é ser

homem ou ser mulher. O sexo é atribuído ao biológico enquanto gênero e é uma construção social e

histórica. A noção de gênero aponta para a dimensão das relações sociais do feminino e do

masculino (BRAGA, 2007).

Atualmente, o conceito de raça quando aplicado a humanidade causa inúmeras polêmicas,

porque a área biológica comprovou que as diferenças genéticas entre os seres humanos são

mínimas, por isso não se admite mais que a humanidade é constituída por raças.

No entanto na década de 1970, o Movimento Negro Unificado e os teóricos que defendiam a

causa, ressignificaram o conceito de raça como uma construção social forjada nas tensas relações

entre brancos, negros e indígenas. Muitas vezes simulados como harmoniosos, não tinha relação

com o conceito biológico de raça cunhado no século XIX, e que hoje está superado.

O termo raça usado nesse contexto, segundo Petronilha Beatriz Silva (BRASIL, 2004), tem

uma conotação política e é utilizado com freqüência nas relações sociais brasileiras, para informar

como determinadas características físicas, como cor da pele, tipo de cabelo, entre outras,

influenciam, interferem e até mesmo determina o destino e o lugar social dos sujeitos no interior da

sociedade brasileira.

O conceito de raça ao ser usado com conotação política permite, por exemplo, aos negros

valorizar a característica que difere das outras populações e romper com as teorias raciais que foram

formuladas no século XIX e até hoje permeia o imaginário popular.

O termo étnico é geralmente segundo Petronilha Beatriz Silva (BRASIL, 2004), marca as

relações tensas por causa das diferenças na cor da pele e nos traços fisionômicos que caracterizam a

raiz cultural plantada ancestralidade dos mais diversos grupos, que difere em visão de mundo,

valores e princípios de origem indígena, européia ou asiática. O termo étnico é fundamental para

demarcar que individuo pode ter a mesma cor da pele que o outro, a mesmo tipo de cabelo e traços

culturais e sociais que os distingue, caracterizando assim etnias diferentes.

Os professores e as professoras que se posicionam criticamente em relação ao conceito de

gênero, raça e etnia podem instituir discursivamente uma “vontade de verdade” de um grupo social,

para utilizar a expressão de Foucault (2002). Mobilizar uma ação contra os padrões e os processos

de exclusões instituídos é um grande passo para implantação de uma diversidade cultural, pois as

diferenças são socialmente construídas e estão envolvidas com as relações de poder.

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