Preconiza a propriedade coletiva dos meios de produção (terra...

Preconiza a propriedade coletiva dos meios de produção (terra e capital).

Sistema econômico assentado na hegemonia econômica, política e social dos detentores de capital.

1 Resposta

Ver resposta
FelipeFarias

1. a) Guerra Fria é uma expressão que identifica o confronto ideológico, político, econômico e militar entre  os Estados Unidos e União Soviética no período que vai do final  da Segunda Guerra à queda do Muro de Berlim, em 1989 e à desintegração da URSS, em 1991.

As suas origens devem ser buscadas no quadro internacional que sucedeu à Segunda Guerra Mundial, marcado  pelo surgimento dos Estados Unidos e União Soviética como superpotências vitoriosas no conflito.

. A incompatibilidade dos sistemas socialistas e  capitalistas, que havia sido ultrapassada, durante a guerra,  na “aliança temporária e bizarra” entre os estados Unidos e a  União Soviética.

. A posição de inferioridade a que foram  levados países, como a Inglaterra e a França que, apesar de vencedores, se encontravam arrasados. Esta posição foi intensificada, ainda, pelo processo de Descolonização,  quando suas antigas colônias africanas e asiáticas tornaram se  independentes.

. enorme poderio armamentístico alcançado pelos  Estados Unidos após o lançamento das bombas atômicas  sobre o Japão, em agosto de 1945.  Esse terrível episódio não só pôs fim ao conflito mundial, mas também fez com que o mundo reconhecesse a força  norte-americana e passasse a viver num clima de terror diante da possibilidade de um novo ataque, culminando em 1949, quando a URSS também dominou a tecnologia de  bombas nucleares.

b) Cruzadinha:

1. PACTO DE VARSÓVIA

2. SOCIALISMO

3. CAPITALISMO

4. COMECON

5. PLANO MARSHALL

6. OTAN

7. GUERRA FRIA

c) A Guerra da Coréia de 1950 à 1953, que ocorreu após a A Conferência de Ialta  que determinava a divisão da península coreana em duas áreas de  influência: soviética ao norte e norte-americana ao sul.

Essa  divisão deu origem à formação de dois países  distintos: a Coréia do Norte, de tendência socialista e a Coréia do  Sul, alinhada ao capitalismo.

Visando à reunificação do país,  tropas norte-coreanas invadem o sul dando início ao conflito. Os Estados Unidos enviam tropas em apoio à Coréia do Sul enquanto a Coréia do Norte contava com a assistência militar  soviética e participação direta de tropas chinesas. Um armistício pôs fim ao conflito, sem vencedores e manteve a divisão da região.

A Guerra do Vietnã. O Vietnã era uma colônia francesa desde o século XIX, cuja luta pela libertação intensificou-se durante a ocupação japonesa na Segunda guerra.  A derrota japonesa na Segunda Guerra possibilitou o surgimento da República Democrática do Vietnã, ao  Norte, enquanto o Sul continuava sob o controle francês.

Entre 1946 e 1954 desenvolveu-se a luta da França contra o Vietnã do Norte, finalizada com a derrota francesa e o reconhecimento  internacional da independência e divisão do Vietnã.

Os Estados Unidos, preocupados com a expansão do socialismo na  região, iniciam sua intervenção militar no conflito. Em 1972, as tropas do Vietnã do Norte chegam à capital do Sul e os  Estados Unidos são obrigados a retirarem-se do conflito. Em 1976, após intensa guerra civil, o país é reunificado na República  Socialista do Vietnã.

d) A Guerra Fria travada entre o ocidente e oriente foi marcada pela disputa tecnológica, intelectual e cultural. Em 1980, os Estado Unidos se recusam a participar dos Jogos em repúdio ao regime ditatorial do país-sede, Moscou - URSS.  

Mais 60 países seguiram seu exemplo, entre eles a Alemanha Ocidental, Japão, Canadá e China, diminuindo mais que a metade o número de delegações participantes.

Em 8 de maio de 1984, a Rússia boicotou as Olimpíadas sediada em Los Angeles -  EUA , alegando que os americanos estavam sendo negligentes com a segurança dos atletas russos e usando a celebração como arma política. Países como Cuba, Alemanha Oriental e outros do bloco comunista, aderiram ao boicote soviético.

e) O KGB, iniciais  em russo do Comitê de Segurança do Estado, foi a principal agência secreta de informações e segurança da antiga União Soviética.

Desempenhava as funções de polícia secreta do governo soviético, além dos serviços de espionagem. Também fazia o papel de polícia política, ou seja, reprimia qualquer tentativa de oposição ao governo soviético e impedia a saída de informações secretas do país ou interceptar missões e agentes não autorizados no território nacional.

CIA é a sigla de Central Intelligence Agency  é a agência de espionagem do governo dos Estados Unidos. Teve início com necessidade estratégica da Guerra Fria e ao avanço do comunismo, além do roubo de projetos tecnológicos durante a corrida armamentista.

Cabe à CIA contribuir efetivamente com a comunidade de todo o mundo de formações e inteligencia, administrando serviços de interesse comum, análise de imagens, processamento de dados, pesquisa, desenvolvimento e tecnologia.

Bons estudos!

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Geografia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação