Os deslocamentos populacionais fazem parte da história da huma...

Os deslocamentos populacionais fazem parte da história da humanidade, tendo sido responsáveis pela formação dos diversos povos e, em certa medida, dos próprios elementos culturais que os caracterizam. os grupos étnicos existentes só podem ser entendidos a partir da análise das migrações, considerando-se os choques e as assimilações culturais dos povos ao longo da história. com os deslocamentos populacionais, extensas regiões da terra foram sendo ocupadas e colonizadas. o continente americano é um bom exemplo desse processo. atualmente, as migrações internacionais tornaram-se um fenômeno nunca antes registrado em qualquer outra etapa da evolução humana. milhares de pessoas cruzam as fronteiras entre os países todos os anos em busca de emprego, melhores salários, oportunidades de estudo, ou fugindo da violência de guerras e perseguições políticas e religiosas. (lucci; branco; mendonça, 2006, p. 351). a partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre globalização e migrações, pode-se afirmar: (01) as migrações internacionais, na atualidade, ocorrem, sobretudo, partindo dos países do sul subdesenvolvidos para os do norte desenvolvidos ou de países do terceiro mundo mais pobres para outros vizinhos com economias mais dinâmicas. (02) o período que antecedeu a segunda guerra mundial registra grandes fluxos migratórios, preferencialmente das áreas então consideradas superpovoadas — europa e ásia — para as regiões consideradas como vazios demográficos — estados unidos, canadá, argentina, brasil e outros. (04) a frança recebe todos os anos uma legião de norte-africanos oriundos, principalmente, da líbia e do egito, fugitivos das secas da áfrica subsaariana, e trabalhadores de outros países, como paquistaneses, indianos e jamaicanos. (08) o fluxo migratório para a união européia (ue) e os estados unidos deverá diminuir nas próximas décadas, em razão do aumento das taxas de natalidade e do rejuvenescimento das populações dos países industrializados. (16) o crescimento das migrações sul/sul se deve principalmente à criação, pela economia globalizada, de ilhas de prosperidade em regiões subdesenvolvidas, a exemplo da política migratória bem sucedida das monarquias petrolíferas do golfo pérsico. (32) os imigrantes muitas vezes enfrentam a rejeição da população e a repressão das autoridades, a exemplo do que ocorre na europa e nos estados unidos, entretanto o brasil, na contramão dessa tendência, tem sido condescendente com os trabalhadores bolivianos e paraguaios. (64) os trabalhadores japoneses, nisseis, chegaram ao brasil em migrações sucessivas a partir da segunda década do século passado e, atualmente, representam a maior comunidade de estrangeiros do país.

1 Resposta

Ver resposta
MinuteM358

Olá,

 A resposta para esta questão é:

               01 + 02 + 16 + 32= 51

  O mundo está cada mais lotado de contradições acerca de trabalho, desenvolvimento e riqueza, enquanto uns países se tornam cada vez mais fortes possuindo sociedades ricas, outros estão confinados a serem a base da cadeia mundial forçando assim aos seus integrantes tentaram se locomover buscando uma melhoria nas condições de vida.

  Os países que mais migram são os do Sul em direção ao norte, mas isto já foi diferente durante a época das grandes navegações e dos espaços vazios os países da Europa buscavam para poderem fazer riquezas.

Escola Educação
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Geografia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação