O Roque Santeiro, principal mercado de Luanda, Angola, era con...

O Roque Santeiro, principal mercado de Luanda, Angola, era considerado nos anos 1990 o maior en-treposto a céu aberto da África, com mais de 7 mil barracas. Em suas vielas encontra-se de tudo: para-fusos, cigarros, bicicletas, eletrônicos, dólares, CDs e DVDs piratas, perfumes franceses, peças para carros do mundo inteiro, caixões, peixe, carne, roupas do Bra¬sil, livros e remédios. Sua origem é fruto de outra era. A debandada abrupta dos portugueses detonou uma guerra entre os grupos que lutavam pela independên¬cia. Nos anos 1980, com o acirramento do conflito, o interior tornou-se um campo de batalha. A Luanda comunista, poupada pela guerra, tornou-se um centro de refugiados gigante. Para sobreviver, esse mar de pessoas foi aos poucos transformando suas ruas num enorme e caótico mercado livre. Fonte: Capitalismo angolano. National Geographic Brasil, São Paulo, Editora Abril, edição 108, p. 28-29, 33, mar. 2009 (texto adaptado) A existência do mercado descrito na reportagem, em Luanda, capital de Angola, está associada:
a) À pujança econômica do país, baseada na exploração das ricas reservas de petróleo e diamantes.
b) A uma bem-sucedida iniciativa do regime marxista instalado depois da independência do país.
c) Ao triunfo da globalização capitalista nas nações africanas que sucedeu o processo de descolonização.
d) Aos conflitos e à desestruturação política, econômica e social do país após a saída dos colonizadores.
e) O texto não está de acordo com a realidade.

1 Resposta

Ver resposta
Aryadne Santtos

Ginga viu ali a oportunidade de livrar-se de inimigos históricos. Criou uma rota comercial entre seu reino e a região invadida pelos holandeses, trocando escravos resistentes ao seu comando por mercadorias europeias, principalmente armas de fogo, usadas nas batalhas contra os portugueses.

Explicação:

Em 1656, aos 75 anos de idade, como última estratégia de poder, Jinga permitiu a entrada de religiosos capuchinhos em seu território, convertendo-se totalmente ao catolicismo numa política de alianças com os portugueses. (Adaptado de Silva, Luiz Geraldo.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Geografia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação