O país da África que se tornou um "cemitério de eletrônicos" "...

O país da África que se tornou um "cemitério de eletrônicos" "A cada ano centenas de milhares de toneladas de lixo eletrônico vindos da Europa e da América do Norte encontram neste espaço seu destino final, no qual têm seus metais valiosos extirpados em uma forma rudimentar de reciclagem. Para muitos, é um negócio lucrativo em um país onde perto de um quarto da população vive abaixo da linha da pobreza. É algo instantâneo', diz Sam Sandu, um sucateiro que trabalha no local. "Você trabalha nisso hoje e consegue seu dinheiro no mesmo dia.' Especialistas alertam, porém, que as toxinas do lixão estão lentamente envenenando os trabalhadores locais, ao mesmo tempo em que poluem o solo e atmosfera. 'Mercúrio, chumbo, cádmio, arsênico-estas são as quatro substâncias mais tóxicas [no mundo], e são encontradas em grandes quantidades em lixões de eletrônicos', explica Atiemo Sampson, um pesquisador da Co missão de Energia Atômica de Gana, que conduziu vários estudos sobre a área de Agbogbloshie, usada para o despejo. Analistas estimam que o mundo vai produzir 93 milhões de toneladas de lixo eletrônico apenas neste ano [2016] - um volume cada vez maior é resultado da obsolescência de produtos de alta tecnologia. Boa parte desses eletrônicos vai terminar em diversos lixões na África e na Ásia, em vez de serem reciclados no país em que foram vendidos.
O papel dos fabricantes

Em Gana, ativistas afirmam que boa parte desse envio é ilegal-infringindo regras da União Europeia que baniram a exportação de eletrô nicos para descarte em países em desenvolvi mento.

Entretanto, acredita-se que a maioria chega por meio da importação legal de produtos de se gunda mão, enviados para alimentar a crescente demanda por como a do país. eletrônicos baratos em economias

Sampson afirma que os fabricantes têm uma responsabilidade e devem colaborar para limpar a bagunça' que seus produtos ajudaram a fazer.

'Concordo que temos uma lacuna tecnológica que deve ser preenchida', diz. 'Mas há, ao redor do mundo, uma crescente visão de que o fabricante do equipamento deve lidar com a responsabili dade na gestão do 'fim do ciclo'.'

'Eles deveriam investir em sistemas de cole ta, em programas de reciclagem na África. Seria moral e legalmente correto.'Então, por que os fabricantes de eletrônicos

não fazem mais?

Walter Alcorn é o vice-presidente de assuntos ambientais na Consumer Technology Assocía tion - entidade que representa as empresas de tecnologia nos Estados Unidos.

[...] Alcorn afirma que a diferença real ocorrerá conforme os fabricantes eliminem gradativamen te o uso de produtos químicos perigosos e metais pesados.

'Nós estamos lidando com um legado, com produtos que têm 10 ou 20 anos de idade', ele diz.

'Em último caso, nós veremos isso ser elimina do nos próximos 10 ou 20 anos. Nossa responsabi lidade básica como indústria é fabricar produtos que são ambientalmente seguros e que não irão criar esses problemas no futuro.'

1. Segundo o texto, em que continentes ou regiões se concentram os países de origem e de destino do lixo eletrônico transportado entre países?

2. Copie o parágrafo do texto que explica a causa do aumento da produção de lixo eletrônico no mundo.


3. O que o pesquisador Atiemo Sampson quer dizer quando se refere a "gestão do 'fim do ciclo""?



4. A responsabilidade assumida pelo representante das empresas de tecnologia nos Estados Unidos em re lação às suas indústrias contribui para a resolução dos problemas gerados pelos lixões de eletrônicos no presente? Justifique.


REFLETIR

5. Formem grupos de três ou quatro alunos e produzam um texto sobre como o problema do lixo eletrônico reflete a desigualdade socioambiental e a exploração econômica entre os países mais e menos desenvolvidos.


favor me ajuda​

1 Resposta

Ver resposta
Denise Madureira

Resposta:

olá, talvez eu possa ajudar

Explicação:

logo no início é descrito que a África é um cemitério para o lixo eletrônico, o mesmo tem origem do Norte da América e da Europa, que para muitos pode se torna uma renda sustentativa.

Analistas estimam que o mundo vai produzir 93 milhões de toneladas de lixo eletrônico apenas neste ano (2016) obs: estamos em 2022. um volume cada vez maior é resultado da obsolescência de produtos de alta tecnologia.

3° Gestão do fim do ciclo, relevasse a questão de poluição afetada pelo lixo eletrônico, e a solução para esse problema, que seria o investimento em sistemas de coleta, e programas de reciclagem na África, que na maioria, tudo é realizado na mão, sem qualquer segurança.

4° suas palavras sobre responsabilidade de indústria, não tem quase nenhuma ação afetiva sobre a situação do lixo que se encontra no país! atualmente em 2022 o lixo não diminui, as circunstâncias de solução não foram apresentadas, e a população recicla o lixo afins de receberem algum faturamento, ainda assim, é algo que deve ser resolvido ou melhor qualificado. para a saúde dos ali presentes.

olá. sou eu mais uma vez, poderia me ajudar acessando este link e baixando cashing!

ao entrar no app vi é recebe 500 TOTALMENTE DE GRAÇA!

No Cashing você ganha respondendo pesquisas, usando suas redes sociais e muito mais.

Você poderá trocar por dinheiro e moedas em jogos!!

Entre no Cashing e ganhe 500 Cash através do link abaixo

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Geografia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação