No ano de 1492 o navegador Cristóvão Colombo, patrocinado pela...

No ano de 1492 o navegador Cristóvão Colombo, patrocinado pela Espanha encontrou terra desconhecidas pelos europeus que mais tarde, passariam a ser denominadas:

1 Resposta

Ver resposta
MELIODASdaIRA

Cristóvão Colombo foi o famoso navegante genovês conhecido por liderar a expedição enviada pela coroa espanhola que resultou na chegada dos europeus ao continente americano, em outubro de 1492. A expedição de Colombo desembarcou em uma das ilhas atualmente chamadas de Bahamas (os historiadores não sabem qual ilha precisamente).

A primeira expedição de Colombo foi resultado de anos de atuação dele para convencer os reis espanhóis a financiarem sua viagem. Ao longo de sua vida, realizou o total de quatro viagens ao continente americano e morreu acreditando que havia chegado à Ásia. Foi acusado por alguns estudos de iniciar o genocídio dos indígenas no continente americano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acesse também: Descobrimento do Brasil – contexto, curiosidades e resumo

Juventude

Cristóvão Colombo, nascido em Gênova, foi o líder da expedição que levou os europeus ao continente americano, em 1492. [1]

Cristóvão Colombo, nascido em Gênova, foi o líder da expedição que levou os europeus ao continente americano, em 1492. [1]

Cristóvão Colombo nasceu em 1451 (os pesquisadores não sabem precisamente em qual mês ele nasceu, mas sabe-se que foi entre agosto e outubro). O local de nascimento dele também é controverso, mas grande parte dos historiadores afirma que é Gênova. Com base em um estudo lançado em 1931, concluiu-se que ele, de fato, era genovês, embora ainda existam pesquisadores que coloquem essa informação sob dúvidas.

O pai de Colombo chamava-se Domenico Colombo e exercia o ofício de tecelão, e sua mãe chamava-se Susanna Fontanarossa. Ao todo, Colombo teve quatro irmãos: Bartolomeu, Giacomo, Giovanni e Bianchinetta. Desde a infância, ele e seu irmão Bartolomeu demonstraram grande interesse pelo mar.

Acredita-se que Colombo, por ser genovês, falava o idioma local, o lígure, mas não há nenhum escrito dele em tal idioma. Por conta dessa suposta origem, seu nome na língua nativa de Gênova era Cristoffa Corombo. Não se sabe muito mais sobre a infância desse personagem histórico, mas sabe-se que, com 14 anos, ele ingressou em uma escola que formava pilotos de embarcações e cartógrafos.

Colombo como marinheiro

A partir da década de 1470, Cristóvão Colombo iniciou sua carreira profissional participando de viagens comerciais realizadas por duas famílias genovesas, os Di Negro e os Spinola. Essas viagens foram realizadas entre 1474 e 1475, e nelas Colombo navegou pelas águas do Mar Egeu (próximo à Grécia). Em 1476 esteve em Lisboa, em Portugal, e em Bristol, na Inglaterra.

Fala-se também que, em 1477, Colombo pode ter estado na Islândia, mas os historiadores costumam encarar essa última informação com certa desconfiança porque os relatos sobre essa suposta estadia são confusos. Ainda em 1477, Colombo instalou-se em Portugal, onde ele se casou com Felipa Moniz Perestrello. Desse casamento, ele teve um filho, Diego Colombo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Teoria da esfericidade

Em Portugal, Colombo procurou convencer o rei português, d. João II, a financiar uma expedição sua ao oeste. Seu objetivo era chegar às Índias, e para isso, procurava financiamento. A essa altura, Colombo já tinha uma grande experiência em navegação porque tinha participado de uma série de expedições pelo Atlântico.

Colombo acreditava que a Terra era uma esfera e, provavelmente, embasava sua teoria em conhecimentos obtidos por meio da cultura clássica. Existia certa literatura de gregos e romanos que discutia questões relativas à esfericidade da Terra. Fora dos textos clássicos, uma das grandes influências que Colombo sofreu veio de Paolo Toscanelli, um florentino que acreditava firmemente nessa ideia.

Os historiadores relatam que Colombo possuía algum otimismo em relação a sua teoria, e isso se atribuía ao fato de que os cálculos dele a respeito da distância entre a Europa e a Índia, pelo oeste, estavam incorretos. Assim, Colombo acreditava que a Terra era bem menor do que de fato ela é e que uma expedição até a Índia não demoraria tanto.

Procura por financiamento

Em 3 de agosto de 1492, Cristóvão Colombo zarpou de Palos de la Frontera em direção ao oeste.

Em 3 de agosto de 1492, Cristóvão Colombo zarpou de Palos de la Frontera em direção ao oeste.

Como mencionado, na década de 1480, Colombo procurava o apoio do rei português d. João II para que ele financiasse sua expedição para o oeste. Colombo argumentava que, navegando para o oeste, conseguiria chegar a Cipango (atual Japão), e de lá iria para a Índia, mas a sua teoria foi desacreditada por outros navegantes de confiança do rei, e por isso ele não teve o apoio de que precisava.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Geografia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação