Leia o texto e responda as questões: Afeganistão: o drama dos...

Leia o texto e responda as questões: Afeganistão: o drama dos que fogem da ofensiva do Talibã. Milhares de afegãos buscam refúgio na capital, Cabul, enquanto militantes do Talebã continuam tomando cidades importantes; mulheres, em particular, temem retorno ao poder de radicais islâmicos. O grupo extremista Talibã que, em poucos dias, retomou o controle de várias cidades em uma rápida ofensiva que o Exército afegão não consegue conter. A ONU pediu aos países vizinhos do Afeganistão que mantenham suas fronteiras abertas à medida que aumenta o número de civis que busca abrigo fora do território. O Talibã é um grupo político que atua no Afeganistão e no Paquistão. A milícia tem origem nas tribos que vivem na fronteira entre esses dois países e se formou em 1994, após a ocupação soviética do Afeganistão (que durou de 1979 a 1989) e durante o governo dos também rebeldes mujahedins. Apesar de islâmico, esse governo era considerado muito liberal, deixando descontentes os muçulmanos mais extremistas. Assim, a milícia invadiu a capital Cabul e tomou o poder, governando o país de 1996 até a invasão americana, em 2001. Apesar de ter sido destituído do governo formal, o grupo continuou sendo influente. "Hoje, o objetivo do Talibã no Afeganistão é recuperar seu território e expulsar os invasores dos Estados Unidos e da OTAN", explica Reginaldo Nasser, coordenador do curso de Relações Internacionais da PUC-SP. Para tentar desestabilizar o inimigo, o grupo utiliza táticas de guerrilha e ataques de homem-bomba. Uma hipótese é que o dinheiro para financiar as ações venha de tributos cobrados dos plantadores de ópio. Mas a característica principal do grupo é ter uma interpretação muito rígida dos textos islâmicos, incluindo proibição à cultura ocidental e a obrigação ao uso da burka pelas mulheres. A vida sob o Talibã na década de 1990 forçou as mulheres a usar a burca — veste que cobre todo o corpo, e apresenta uma estreita tela, à altura dos olhos, através da qual se pode ver. Os islamistas radicais restringiram a educação para meninas com mais de 10 anos e punições brutais foram impostas, incluindo execuções públicas. "Estou em perigo, (mas) não penso mais em mim", disse Karimi. "Penso em nosso país, penso em nossa geração. Fizemos muito para que essas mudanças ocorressem em nosso território”. O território é uma das categorias conceituais da Geografia. Seu entendimento é necessário para uma melhor compreensão sobre o espaço. Com isso, ele queria dizer que o território é o espaço apropriado por uma relação de poder. Essa relação encontra-se, assim, expressa em todos os níveis das relações sociais. O que é território? Quais mudanças que o texto demostra no território mundial? ME AJUDEM POR FAVOR

1 Resposta

Ver resposta
Ivansouza

1) Alternativa B) Primeira Guerra Mundial

2) Alternativa D) Primeira Guerra Mundial

3) Alternativa B) Superprodução de mercadorias e saturação dos mercados consumidores.

4) Alternativa D) o reconhecimento dos direitos legítimos das nacionalidades.

5) Primeira Guerra Mundial. Modificaram-se os equilíbrios entre as nações vencedoras. A Inglaterra perdeu a hegemonia sobre a economia mundial, e os EUA, através de investimentos maciços na América Central, no Caribe e na América do Sul, transformaram essas áreas em economias dependentes. O mesmo ocorreu com relação à Europa, onde a economia americana, através do seu setor financeiro, tomou o lugar da Inglaterra.

6) Alternativa E) A unificação da Alemanha e os conflitos entre as potências suscitados pela anexação de áreas coloniais na Ásia e na África.

7)
A) No início do século XX, a disputa por mercados consumidores, mão de obra e matéria prima, foi um dos principais motivos da guerra. A Alemanha estava ganhando espaço no cenário mundial, economicamente e territorialmente, por isso queria obter colônias na África e Ásia, como as outras potências. Na época o crescimento industrial era a base para o crescimento de um país.

B) O Império Russo não possuía um suporte econômico para entrar na guerra. A decisão do Czar revoltou a população, que já estava insatisfeita com o regime, ainda feudal. Com os enormes gastos na guerra e a tirania do Czar Nicolau II, a população se rebelou contra o czar e a monarquia, os soldados aderiram ao movimento e o czar foi derrubado do poder.

ESPERO TER AJUDADO ❤.​
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Geografia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação