Leia a matéria e faça um pequeno comentário, destacando os asp...

Leia a matéria e faça um pequeno comentário, destacando os aspectos geográficos e o movimento separatista existente na ilha.A Córsega é uma ilha montanhosa localizada a oeste da Itália e a quarta maior ilha do Mar Mediterrâneo (sendo superada apenas pela Sicília, Sardenha e Chipre). É um território francês desde 1769, porém, já pertenceu à Itália, fato este que se reflete na culinária, na língua, nos nomes das ruas e das cidades (Campomoro, Tizzano, Porto Vecchio, entre outras. Divide-se em duas regiões administrativas: a Alta Córsega, cuja capital é Bastia; e a Córsega do Sul, cuja capital é Ajaccio, sendo também a capital da ilha. A área da Córsega é de 8.680 km². Segundo estimativas para 2020, sua população é de 339.973 habitantes. A língua oficial é o francês, porém, grande parte da população utiliza o corso, que se assemelha ao dialeto toscano. O inglês também é bastante falado, visto que a economia da ilha tem como base o turismo. As principais cidades são: Ajaccio, Bastia, Bonifácio, Calacuccia, Calvi, Cervione, Corbara, Murato, Pigna e Porto Vecchio. Separada da Sardenha por um curto trecho do Estreito de Bonifácio, a ilha da Córsega emerge como uma enorme cadeia de montanhas, marcando a fronteira entre a parte ocidental do Mar Tirreno e o Mar Lígure, e é universalmente conhecida como o berço de Napoleão Bonaparte (1769-1821), que nasceu em Ajaccio.

O relevo da Córsega é bastante acidentado, onde mais de 20 picos superam os dois mil metros. O Monte Cinto é o ponto mais elevado da ilha da Córsega, com uma altitude de 2.706 metros. Cerca de um terço do território da Córsega é coberto de florestas. Os principais rios da ilha de Córsega são o Golo, o Tavignamo, o Liamone, o Gravone, o Taravo e o Profiano. O clima é o mediterrâneo, com invernos amenos e chuvosos e verões quentes e secos.

A principal atividade econômica da ilha da Córsega é o turismo. Na agricultura, tipicamente mediterrânea, predomina o cultivo de cereais, videiras, oliveiras e frutas cítricas. A pecuária é desenvolvida no sistema extensivo, e a criação de ovinos é o rebanho mais numeroso. A posição estratégica da Córsega determinou uma história muito atribulada. Colonizada pelos gregos no século VIII a. C., pelos cartagineses no século VI a. C. e pelos romanos desde o século III a. C., a ilha foi ocupada pelos vândalos no século V d. C., e entre os séculos VI e VII esteve anexada ao Império Bizantino. Posteriormente, fez parte dos reinos da Lombardia e dos Francos e dos Estados Pontifícios. No século XI, o Papa Gregório VII cedeu a ilha à cidade italiana de Pisa. Foco de disputa entre os senhores de Pisa, Gênova e Aragão, Córsega passou ao controle dos genoveses em meados do século XV.
Em 1769, após um breve período de autonomia, Gênova vendeu a ilha à França. Depois da Era Napoleônica, a Córsega firmou seus elos políticos com a França. Em 1976, a ilha foi dividida administrativamente em dois departamentos franceses: o da Alta Córsega, no norte; e o da Córsega do Sul. Nesse mesmo ano, em 5 de maio de 1976, foi criada a Frente de Libertação Nacional da Córsega (Fronte di Liberazione Naziunale Corsu, em corso - FLNC), um movimento político que defende a independência da Córsega da França. A FLNC é considerada pelas autoridades francesas, uma organização criminosa, que emprega em suas ações métodos violentos similares aos da máfia italiana, como vinganças, sequestros, atentados, entre outros.
A Córsega é a única coletividade na França, além dos territórios ultramarinos, que dispõe de um status particular. Em 2014, a FLNC anunciou que iria depor as armas, após décadas de atentados e de ataques armados. Em 2015, uma aliança de separatistas moderados chegou ao governo da Assembleia Territorial. Em junho de 2017, a Córsega elegeu, pela primeira vez, três deputados nacionalistas. A Assembleia da Córsega reivindica que o corso seja reconhecido como idioma oficial, junto com o francês, assim como um estatuto fiscal específico.​

1 Resposta

Ver resposta

Eu marquei letra C.

Explicação:

Não sei se tá certo, fui eliminando as alternativas que estavam erradas (ao meu ver né)

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Geografia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação