; Fazer um paralelo NO CADERNO com as informações ( diferenças...

; Fazer um paralelo NO CADERNO com as informações ( diferenças) entre Furacões e Tornados página 34 e 35.Pág 34 :

A vegetação impede a chuva de atingir a superfície de forma direta e atua no sentido de manter a in-tegridade do solo pela ação de suas raízes. Com o grande volume de chuva, o solo fica encharcado, mais pesado e tende a descer as encostas, provocando destruição pelo caminho. A remoção de pessoas que vivem em áreas de risco é uma necessidade urgente, porém há dificuldades para sua realização, uma vez que exige recursos públicos para compensar aqueles que serão removidos, além da relutância dessas pessoas, receosas de abandonar suas casas.
Furacões
Os furacões são exemplos de fenômenos naturais que causam grandes perdas. Pode haver alguma difi-culdade quando se trata desse tema, pois não se deve confundir furacões com tornados. Os furacões são tempestades ou ciclones tropicais que se formam sobre os oceanos em áreas de baixa pressão atmosférica (ciclonais, receptoras de ventos), nos locais onde a água apresenta temperaturas mais altas, por volta de 27 ºC. A temperatura da água favorece a umidade elevada do ar e as baixas pressões causam a formação de um sistema de nuvens muito carregadas.

O ar quente e úmido converge para o centro de baixa pressão e, dessa forma, ascende para uma altitude mais elevada na atmosfera; lá, resfria-se, condensa-se e começa a alimentar cada vez mais o sistema, podendo gerar uma tempestade de centenas de quilômetros. A movimentação do ar provoca ventos com chuvas muito fortes e faz com que esse gigantesco sistema se desloque atingindo ilhas e continentes. Observe o esquema na página 3 do seu material de apoio. No continente americano, os ciclones tropicais que se originam sobre o Oceano Atlântico são chamados de furacões. O mesmo tipo de sistema, quando formado no Oceano Pacífico, é denominado tufão. Os ciclones tropicais podem durar vários dias, no entanto, quando entram em contato com os continentes, a tendência é que desapareçam gradativamente, pois se afastam de seu principal “combustível”: a água quente que evapora do oceano. Sua classificação, medida na escala SaffirSimpson, varia de acordo com a velocidade dos ventos, iniciando-se em F1, com ventos de 117 a 151 km/h, até F5, com ventos de mais de 250 km/h.

Pág 35

Tornados
Diferentemente dos furacões, que se formam sobre as águas quentes dos oceanos, os tornados se originam em superfícies sólidas e líquidas. Algumas regiões são mais propícias para esses fenômenos meteorológicos, como o sul do Brasil e as Grandes Planícies Centrais dos Estados Unidos. Quando se formam sobre a água, são denominados trombas-d’água. Os tornados duram apenas alguns minutos e ocorrem em pequenas áreas, já os furacões duram dias e podem cobrir centenas de quilômetros. Os tornados são vórtices de ventos muito violentos que se formam em meio a fortes tempestades, em geral associa-das ao encontro de massas de ar, com nuvens carregadas de umidade e com temperaturas diferentes. A formação de um tornado está relacionada a centros de baixa pressão que ocorrem durante as tempestades. Tais centros atraem o ar de outras áreas e o “sugam” para a nu-vem, que vai adquirindo a forma de um vórtice em funil. Nos locais em que esse “funil” atinge a superfície, os ventos podem ultrapassar 400 km/h, provocando enormes estragos.

Saiba +
Tanto os tornados quanto os furacões já causaram muitos danos e, inclusive, mortes. Contudo também são responsáveis por algumas situações inusitadas. Em alguns locais, quando tornados ou trombas-d’água atravessam lagos, rios ou mares, eles sugam pequenos animais para as nuvens. Assim que a força dos ventos começa a diminuir, esses animais passam a cair como “chuva”. Esse fenômeno já ocorreu em diferentes locais. No Brasil, temos registros de ocorrências na cidade de Paracatu, no estado de Minas Gerais. Além de transportar animais, os tornados podem mudar de cor ao passar sobre terra preparada para o plantio, assumindo tons avermelhados ou até mesmo cores das plantações por quais passam. Podem, ainda, ocorrer tornados de fogo, quando os vórtices de ventos passam sobre áreas com incêndios florestais.

vórtices: escoamento giratório de algum fluido (em geral gasoso ou líquido) no qual a correnteza assume forma circular ou espiral. É o que ocorre também quando tiramos a tampa no fundo da pia cheia de água.

1 Resposta

Ver resposta
jonasraber

O tornado é uma coluna de ar que se descola em sentido giratório sobre um centro com baixa pressão, numa velocidade de 30 km/h a 60 km/h.
O tornado ocorre quando uma nuvem em movimento toca a terra.​
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Geografia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação