Conflitos na África e suas consequências São vários os conflit...

Conflitos na África e suas consequênciasSão vários os conflitos no continente africano; o que é pior, muitos deles estão longe de um processo de pacificação. A maioria é motivada por diferenças étnicas, é o que acontece em Ruanda, Mali, Senegal, Burundi, Libéria, Congo e Somália, por exemplo. Outros por disputas territoriais como Serra Leoa, Somália e Etiópia; questões religiosas também geram conflitos, é o que acontece na Argélia e no Sudão. Além de tantas políticas ditatoriais instaladas, a que teve maior repercussão foi o apartheid na África do Sul – política de segregação racial que foi oficializada em 1948, com a chegada ao poder do Novo Partido Nacional (NNP). O apartheid não permitia o acesso dos negros às urnas, além de não poderem adquirir terras na maior parte do
país, obrigando os negros a viverem em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico.
A África paga caro pela guerra. E há números que comprovam. Quando comparados a nações em situação de paz, os países africanos que vivem conflitos armados têm índices de mortes de crianças 50% maiores. Lá também moram 15% das pessoas com deficiência alimentar do mundo. A expectativa de vida é
de cinco anos a menos; há 20% menos adultos alfabetizados; há menos comida (12,4% por pessoa) e menos médicos (2,5 vezes menos médicos por paciente).
Novas pesquisas estão medindo o impacto do conflito armado sobre a população africana. A agência não-governamental Saferworld, com base no Reino Unido, é uma das organizações que esperam que os resultados das pesquisas possam influenciar diretamente os propositores de políticas públicas indicando que é necessário investir mais na população refém da guerra e do conflito.
De acordo com o relatório Peace and Security in Africa (Paz e segurança na África), “o conflito armado custa à África 18 bilhões de libras por ano. Isso significa um custo de 300 bilhões de libras entre 1990 e 2005 – mais ou menos a mesma quantia destinada ao continente por organismos de ajuda humanitária no mesmo
período.”
O relatório questiona a eficiência do envio de dinheiro à África uma vez que "nada mais é feito para prevenir o conflito violento."
O relatório tem como objetivo avaliar se e quais progressos foram alcançados em termos de redução da pobreza e auxílio ao desenvolvimento na África, que eram metas da Comissão para a África (CfA), fundada pelo ex-primeiro ministro britânico, Tony Blair, e apoiada por seu sucessor, Gordon Brown. Em um apelo público pelo cumprimento das Metas do Milênio da ONU, Brown falou sobre “um consenso internacional sobre o que precisa ser feito para combater os problemas de desenvolvimento do continente africano."
“O relatório avalia o grau de comprometimento da comunidade internacional com as promessas que fez em relação à paz e à segurança em 2005. Esperamos que o apelo público em alcançar as Metas do Milênio faça com que a segurança esteja no centro das políticas para o desenvolvimento e com que haja consciência de que sem isso não será possível alcançá-las até 2015”, afirma Thomas Donnelli, da Saferworld.

Maior progresso no controle de armas
“Esperamos também que o grupo de atores internacionais responsáveis por políticas relativas ao conflito violento na África percebam e ajam no sentido de implementar urgentemente as recomendações da Comissão de paz e segurança”, acrescenta Donnelli.
A CfA lançou em 2005 nove recomendações, incluindo o aumento da ajuda ao continente. A Comissão também destacou que “a ajuda poderia ser mais efetiva em políticas para redução do conflito.” Segundo o relatório, das nove recomendações feitas pela Comissão para a paz e segurança na África, a que mais teve sucesso nos últimos três anos foi a que pede para “se iniciar uma negociação em direção ao um Tratado Global de Armas (ATT, do inglês Arms Trade Treaty).” Uma resolução sobre o ATT foi levada adiante durante

5- Segundo o mesmo relatório do órgão que fez esse cálculo, enviar dinheiro e ajuda humanitária (medicamentos, alimentos, etc) para os países africanos não resolve o problema, pois "nada mais é feito para prevenir o conflito violento."
Na sua opinião, por que é importante acabar com os conflitos para que a ajuda humanitária tenha efeito?

6-Faça uma pesquisa e explique o que foi o Apartheid.

7- Qual a quantia anual que os países africanos em situação de conflito gastam? Quem fez esse cálculo?

1 Resposta

Ver resposta
Jennifer Sueli

eita ñ sei essa ...

Explicação:

ñ estudo isso ainda!

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Geografia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação