A queda do Muro de Berlim, ocorrida em 9 de novembro de 1989,...

A queda do Muro de Berlim, ocorrida em 9 de novembro de 1989, acaba de completar 30 anos. Para o colunista Pedro Dallari, este evento histórico, mais do que marcar o fim da divisão da Alemanha, marcou principalmente o início da redemocratização do Leste Europeu, cujos países viviam sob o jugo da antiga União Soviética. “A queda do muro foi um marco que significou também a liberdade de circulação de pessoas entre os países da Europa Oriental, como Polônia, Hungria e Checoslováquia, e os países da Europa Ocidental. Caía, assim, a ‘Cortina de Ferro’, como foi batizada por Winston Churchill, o grande estadista inglês, a divisão do continente europeu em dois blocos”, afirma Dallari. a regionalização do continente europeu tratada no texto ultilizou como critério a)a proximidade regional aos polos b)as conjunções históricas e socioeconômicas. c)n. a.a a)

1 Resposta

Ver resposta
Clara Pais

1) Glasnost: foi uma abertura política da URSS, se desvinculando do socialismo, dando espaço para o surgimento de uma democracia onde o povo teria participação política.
Perestroika: foi uma abertura econômica na URSS, incentivando a privatização e diminuindo a burocracia, acolhendo o sistema capitalista.

2) A CEI (Comunidade dos Estados Independentes) foi criada com o intuito de unir alguns países que faziam parte da URSS, como um bloco onde cada país tem sua soberania. Serviu para reestruturar esses países que durante anos foram presos à antiga URSS.

3) O G-8 é um grupo que reúne 8 países, sendo eles os EUA, Alemanha, Japão, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Rússia. O objetivo é criar acordos onde todos sairiam com vantagem, já que são os países mais desenvolvidos do mundo.

4) Alemanha Ocidental = capitalista
Alemanha Oriental = socialista/comunista

5) Eram 6 repúblicas: Sérvia, Montenegro, Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina e Macedônia. A diferença entre elas é que todas queriam ter mais autonomia e instalar democracias em seus territórios, mas eram todas socialistas.

6) Como cada uma queria ter mais autonomia do que a outra, houve um desentendimento entre elas, levando a guerras e a futuras separações, como no caso da Eslovênia e da Croácia que se separaram em 1991.

7) O conflito envolveu etnia e religião, já que colocaram em combate sérvios cristãos ortodoxos, bósnios muçulmanos e os croatas católicos romanos. Isso aconteceu devido a crise na Iugoslávia, que estava se dissociando e abrindo brechas para revoltas e guerras.

8) Kosovo fazia parte da Sérvia, todavia, havia uma diferença étnica entre as regiões. Kosovo buscou sua separação, e em 1999 depois da Guerra de Kosovo acabou ganhando um pouco de autonomia, mas somente em 2008 que seria reconhecida como país por algumas nações.​
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Geografia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação