A Desigualdade Social no Brasil é um problema que afeta grande...

A Desigualdade Social no Brasil é um problema que afeta grande parte da população brasileira, embora nos últimos anos ela tem diminuído. Resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-2011) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apontam a diminuição da pobreza e, consequentemente, da desigualdade social. As regiões mais afetadas pelos problemas socioeconômicos são as regiões que: * 1 ponto
a) distribuem suas economias de forma desigual em todo o seu território.
b) distribuem suas economias de forma igual em todo o seu território.
c) investem em tecnologia de robótica nos restaurantes de animais exóticos.
d) investem no trabalho informal de crianças e adolescentes de regiões mais ricas.

1 Resposta

Ver resposta
Giulia Marques

A desigualdade social é um processo existente dentro das relações da sociedade, presente em todos os países do mundo. Faz parte das relações sociais, pois determina um lugar aos desiguais, seja por questões econômicas, de gênero, de cor, de crença, de círculo ou grupo social.

desigualdade social é a diferença existente entre as diferentes classes sociais, levando-se em conta fatores econômicos, educacionais e culturais. ... O índice varia de 0 a 1, sendo 0 a condição perfeita, onde não há desigualdade social, e 1 o maior índice possível de desigualdade.

Entre as principais causas dessa desigualdade social no Brasil, estão: concentração de dinheiro e poder, poucas oportunidades de trabalho, má administração dos recursos públicos, pouco investimento em programas culturais e de assistência, baixa remuneração.

A desigualdade no Brasil começa com a chegada dos portugueses a uma terra desconhecida, onde moravam os povos guaranis. ... Com o tempo, homens e mulheres foram trazidos por navios negreiros para serem submetidos a trabalhos escravos, acentuando a desigualdade e acrescendo o fator cor ao etnocentrismo que se instituía.

Os maiores exemplos de desigualdade social no Brasil são:

Desigualdade alimentar. ...

Falta de saneamento básico. ...

Ensino de baixa qualidade. ...

Menos formação. ...

Desemprego. ...

Precariedade na saúde pública. ...

Precariedade no transporte público. ...

Falta de acesso à cultura.

A educação é, sem dúvida, um dos caminhos para diminuir as desigualdades socioeconômicas, já que, normalmente, as pessoas com maior nível de escolaridade têm maior renda e, no caso de desemprego, uma recolocação mais rápida no mercado.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Geografia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação