2) uma das aplicações mais práticas do estudo sobre a forma do...

2) uma das aplicações mais práticas do estudo sobre a forma dos corpos ígneos refere-se à prospecção mineral. a prospecção mineral pode ser entendida como uma série de atividades que se desenvolve visando encontrar um depósito mineral economicamente rentável. a interação das rochas ígneas com as rochas metamórficas pode ocorrer de diversas formas, conhecer a fundo essa relação pode ajudar a delimitar uma jazida, encontrar novos depósitos ao estabelecer um modelo geológico e, inclusive, estimar a quantidade de minério explorável. considerando as rochas plutônicas, suas características e feições (formas) de ocorrência, e as rochas metamórficas, avalie as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta: selecione uma alternativa: a) batólitos e plútons são feições geológicas associadas às rochas ígneas vulcânicas. b) diques e soleiras são corpos ígneos intrusivos concordantes à foliação das rochas metamórficas. c) magmas graníticos podem dar origem à diques que cortam perpendicularmente (ou obliquamente) e as rochas metamórficas, podendo causar, inclusive, um novo metamorfismo, neste caso, de contato. d) todos os derrames vulcânicos estão associados à um cone vulcânico (vulcão). e) como diques e soleiras são corpos intrusivos, não é possível que essas feições sejam formadas por rochas de granularidade fina (como o diabásio ou basalto).

1 Resposta

Ver resposta
Felpopinha

a) Batólitos e plútons são feições geológicas associadas às rochas ígneas vulcânicas.

>> FALSO - Batólitos e plútons são rochas ígneas intrusivas (platônicas), pois se resfriam abaixo da superfície, a 10 km de profundidade. As rochas ígneas vulcânicas são aquelas que se resfriam na superfície da Terra.


b) Diques e soleiras são corpos ígneos intrusivos concordantes à foliação das rochas metamórficas.

>> FALSO - Ambas são rochas ígneas intrusivas e têm forma tabular, mas os diques são discordantes, pois cortam o acabamento da rocha encaixante. Já as soleiras são concordantes, pois ficam paralelas às camadas das rochas encaixantes.


c) Magmas graníticos podem dar origem à diques que cortam perpendicularmente (ou obliquamente) as rochas metamórficas, podendo causar, inclusive, um novo metamorfismo, neste caso, de contato.

>> VERDADEIRO - Os diques são formados por magma granítico, que por conter mais ácido, é mais destrutivo. Assim, os diques cortam as rochas preexistentes, caracterizando o metamorfismo de contato, devido à sua alta temperatura.


d) Todos os derrames vulcânicos estão associados à um cone vulcânico (vulcão).

>> FALSO - Na verdade, a liberação do magma de forma mais suave, sem explosão (derrame vulcânico) está associado a uma abertura maior na superfície terrestre, ou seja, a uma abertura menos estreita, como é a de um vulcão. O formato cônico é o responsável pelas erupções explosivas.


e) Como diques e soleiras são corpos intrusivos, não é possível que essas feições sejam formadas por rochas de granularidade fina (como o diabásio ou basalto).

>> FALSO - Os diques e soleiras possuem granulações variadas, podendo ser diabásicos, basálticos, graníticos ou riolíticos.



Alternativa C.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Geografia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação