2 ANO GEOGRAFIA exercícios. ppt6) A divisão internacional do t...

2 ANO GEOGRAFIA exercícios. ppt

6) A divisão internacional do trabalho foi uma das decorrências da expansão marítimo-comercial que, por volta do século XVI, passou a estimular uma verdadeira disputa colonial entre as potências europeias. A respeito do contexto de evolução da divisão internacional do trabalho podemos afirmar que:

I-a mesma divisão internacional do trabalho que se estruturou a partir desse processo histórico permanece até hoje intacta, já que os países pobres continuam dependentes.

II - a divisão internacional do trabalho estruturou-se a partir de uma relação de trocas desiguais entre as metrópoles e as colônias e permaneceu posteriormente entre os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos.

III - apesar de estar presente até hoje, essa realidade, que passamos a chamar de divisão internacional do trabalho, sofre atualmente algumas transformações estimuladas, entre outros fatores, pela intensificação do caráter transnacional das grandes empresas.

Está CORRETA:

a) apenas I.

b) Apenas II.

c) Ie II.

d) II e III.

e) I, II e II.​

1 Resposta

Ver resposta
carlosgabrielcosta

1. Foi porque, com a revolução industrial que as maquinas foram inseridas nos processos de produção ocasionando assim a produção em serie e em larga escala o que obrigou a busca por novos mercados consumidores e uma reestruturação no sistema econômico.

2.sim, pois o progresso era focado na área industrial, na construção de máquinas para empresas de base, e não pensavam a evolução da tecnologia em criar novos equipamentos para uso doméstico além dos materiais de consumo necessário. (roupas, sapatos, comida...)

3.A DIT (Divisão Internacional do Trabalho) é uma divisão produtiva em âmbito internacional. ... A Divisão Internacional do Trabalho direciona uma especialização produtiva global, já que cada país fica designado a produzir um determinado produto ou partes do mesmo, dependendo dos incentivos oferecidos em cada país.

4.A Inglaterra conseguiu o monopólio na indústria por causa de uma serie de fatores. Uns desses fatores foram às atividades comercias que os ingleses faziam, principalmente acerca dos tráficos de negros que estavam sendo desenvolvidas no período. Outro fator importante foi a quantidade de mão de obra disponível.

5.  A Primeira Guerra Mundial causou profundas transformações no cenário político, social e econômico mundial. Segundo algumas estimativas, os diversos confrontos ocorridos ao longo desses quatro anos foram responsáveis pela morte de cerca de oito milhões de pessoas. Além disso, cerca de 20 milhões sofreram algum tipo de seqüela em conseqüência do conflito. Paralelamente, os prejuízos econômicos trazidos aos países

6.O imperialismo europeu na África ocorreu ao longo do século XIX.

Até 1876, 10,8% do território africano estavam em posse de colonizadores. Já em 1900, o domínio europeu correspondia a 90,4%.

A princípio, a exploração europeia estava espalhada ao longo da costa, com fortes postos comerciais que garantiam o tráfico de escravos. As primeiras dominações em larga escala começaram com a França e Grã-Bretanha.

As riquezas da África foram para os países industrializados

A França ocupou a Argélia, em 1832, a Tunísia, em 1881 e, em seguida, o Marrocos. Assim, estava criada África Ocidental Francesa.

Por sua parte, com o mesmo intuito de expansão territorial, a Grã-Bretanha apossou-se do Egito em 1882, do Sudão e do sul da África.

Em 1876, o rei da Bélgica, Leopoldo II, dominou toda a área atual do Congo. A região ficou sob o domínio pessoal do monarca até 1908, quando foi vendida.

Imperialismo da Asia.

O Imperialismo na Ásia ocorreu no ao longo do século XIX quando potências europeias, o Japão e os Estados Unidos ocuparam regiões asiáticas.

A expansão para a Ásia se deveu a fatores econômicos como a garantia de matérias-primas para as indústrias, mercado para os produtos e ideológicos como civilizar estes povos.

A ocupação das Índias, nome genérico para as terras descobertas, começaram durante a chamada Revolução Comercial ocorrida entre os séculos XV e XVII.

Desta maneira, estavam garantidos produtos como as especiarias, porcelanas e toda gama de mercadorias que não se encontravam na Europa.

Os portugueses foram os primeiros europeus autorizados a constituir portos em certas regiões da Índia, China e Japão.

No entanto, com a Revolução Industrial, o cenário econômico europeu mudou. Com o surgimento das fábricas, se produzia mais e se necessitava mais matérias-primas. Ao mesmo tempo, era preciso menos mão de obra e o desemprego aumentou.

Dessa maneira, nações industrializadas como França e Inglaterra serão as novas protagonistas da conquista imperialista aos países asiáticos.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Geografia

Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação