1) Sobre o planeta Terra, sua idade e evolução, assinale V par...

1) Sobre o planeta Terra, sua idade e evolução, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A Terra se originou ha, aproximadamente, 9,6 bilhões de anos, juntamente com o início da formação do
universo. As primeiras formas de vida na Terra surgiram na Era Mesozoica. Atualmente, nos encontramos na Era
Paleozoica, o periodo Cretáceo.
( ) O método de danção realizado é muito utilizado para a investigação da idade de achados arqueológicos mais
recentes, oe origem cranica, pois sua mela-vida é de 5.700 anos
( ) O tempo geologico é dividido em Eras, Períodos e Épocas. A sua sistematização cronologica é conhecida como
escala de tempo geológ co. A partir dessa sistematização, foi possível estabelecer uma sucessão de eventos desde o
presente até a formaçēc da Terra.
( ) A deriva dos continentes se iniciou na Era Cenozoica, por volta de 100 mil anos atrás, quando só existia um
unico cont nente chamado de Gondwana. Posteriormente, no Holoceno, esse continente se dividiu em cinco outros
continentes, chegando à configuração atual.
2) Sobre o manto terrestre, julgue as afirmações a seguir:
I. É a nais extensa dentre as camadas da Terra;
II. Sua composição é homogênea, basicamente de rochas ultra básica
III Sua constituição predominante é de Silicatos de ferro e de magnésio,
N. A movimentacio do magma é responsável por movimentar as placas tectònicas
Sobre as afirmações acima, conclui-se que:
a) Somentelell stão corretas.
Somente III e IV estão corretas. C)Somente I, II e IV estão corretas. D)Somente lle lll estão corretas.
E Todas estão corretas
3) Exo que sobre: Crosta terrestre, Manto e Nucleo.​

1 Resposta

Ver resposta
Tira Duvidas

crosta terrestre:

a crosta terrestre é a primeira das camadas da terra, sendo também a menor e mais “fina” entre elas. sua profundidade oscila entre 5 km (em algumas áreas oceânicas) e 70 km (em zonas continentais).

essa camada é subdividida em crosta superior, também chamada de  camada sial, e crosta inferior, chamada de  camada sima. a primeira é composta predominantemente por silício e alumínio (o que explica a sua denominação) e abriga as formas de relevo e todas as atividades humanas realizadas sobre a superfície terrestre. já a segunda é composta por silício e magnésio e pode ser melhor visualizada em regiões oceânicas, onde a camada sial não existe ou é muito fina.

apesar de ser a camada mais fria da terra, a crosta pode apresentar uma temperatura próxima aos 1000ºc em determinados pontos.

manto:

o manto terrestre posiciona-se abaixo da descontinuidade de mohorovicic, que fica abaixo da crosta. é a mais extensa das camadas da terra e sua profundidade máxima alcança os 2.900 km, ocupando cerca de 80% do volume total do planeta. sua composição é de silicatos de ferro e de magnésio, e as rochas encontram-se em forma de material pastoso chamado de  magma, por causa do calor advindo do interior da terra, com temperaturas médias de 2.000ºc.

o manto superior é mais pastoso que o inferior e está em movimentação. em virtude da força exercida por esses movimentos, seus efeitos são sentidos na crosta terrestre, causando o movimento das placas tectônicas.

núcleo:

o núcleo terrestre, posicionado abaixo da descontinuidade de gutenberg e abaixo do manto, é o mais quente das camadas da terra e também é dividido em exterior e interior. sua composição predominante é o nife (níquel e ferro).

o núcleo externo encontra-se no estado líquido, enquanto o núcleo interno encontra-se no estado sólido, por causa da extrema pressão aplicada sobre ele. as temperaturas oscilam entre 3.000 e 5.000ºc. em razão de o núcleo interno ser uma “bola” maciça cercada por uma esfera líquida, seu movimento de rotação é mais rápido do que o da terra, o que ajuda a explicar as origens e os efeitos do magnetismo do nosso planeta.

como o ser humano sabe tanto sobre o interior da terra?

obviamente, o ser humano nunca visitou pessoalmente o interior do nosso planeta. o ponto mais profundo já escavado alcançou “incríveis” 12 km de profundidade e foi batizado de poço superprofundo de kola, na rússia, em um trabalho empreendido pela extinta união soviética. atualmente, no entanto, há um trabalho em desenvolvimento para uma perfuração que pretende alcançar o manto terrestre.

as informações atualmente existentes sobre a estrutura interna da terra devem-se ao estudo das propagações sísmicas que ocorrem nas camadas inferiores e que são captadas por um aparelho chamado de  sismógrafo, o mesmo que mede a intensidade dos terremotos.

você já sacudiu uma caixa para ter noção do que tem dentro dela? pois é isso o que o sismógrafo faz, aproveitando-se principalmente dos terremotos e abalos sísmicos menores que ajudam a “chacoalhar” o planeta. obviamente, a precisão do aparelho é muito alta e torna-se cada vez melhor à medida que se sucedem os avanços tecnológicos, oferecendo-nos dados mais precisos sobre como funciona o mundo abaixo dos nossos pés.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Geografia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação