1) qual era a principal divergência entre aristóteles e seu me...
( ) ele desconsiderava a existência do mundo inteligível.
( ) ele não considerava a existência do ente.
( ) ele considerava a existência do mundo inteligível.
( ) ele não considerava a existência do ser.
( ) para ele, o ser é e o não ser não é.
2) de que forma aristóteles resolveu o problema da aporia parmenideia? *
( ) estabeleceu que no ente, há categorias que estão em devir e o ser em si não se altera.
( ) defendeu que as essências das coisas estão preservadas no mundo inteligível.
( ) admitiu que o ser não se sustenta na realidade.
( ) determinou que o ente sempre é o mesmo porque sua substância está em constante mudança e seus acidentes em eterno devir.
( ) concebeu que no ser, há categorias que mudam e outras que não mudam.
1 Resposta
1) A principal divergência entre Aristóteles e seu mestre Platão é:
( X ) Ele desconsiderava a existência do Mundo Inteligível.
Platão concebia dois mundos existentes: o mundo sensível, aquele que é apreendido por nossos sentidos, o mundo concreto, em constante mutação e outro mundo, o mundo inteligível, abstrato, o mundo das idéias, acessível somente pelo intelecto, imutável e independente do tempo e do espaço material.
Aristóteles, ao contrário, defende a existência de um único mundo: este em que vivemos. O que está além de nossa experiência sensível não pode ser nada para nós.
2) Aristóteles resolveu o problema da Aporia Parmenídea:
( X ) Determinou que o ente sempre é o mesmo porque sua substância está em constante mudança e seus acidentes em eterno devir.
Aristóteles não nega o vir-a-ser de Parmênides, mas une-os em uma síntese conclusiva. Para Parmênides o movimento era apenas uma ilusão dos nossos sentidos.
Segundo Aristóteles, a mudança, que é intuitiva, pressupõe uma realidade imutável, que é de duas espécies:
O primeiro elemento é chamado matéria, o segundo forma. A matéria é potência, possibilidade de assumir várias formas, imperfeição, a forma é atualidade, realizadora, especificadora da matéria, perfeição.
A síntese da matéria e da forma constitui a substância, e esta, por sua vez, é o substrato imutável, em que se sucedem os acidentes, as qualidades acidentais. A mudança, portanto, consiste na sucessão de várias formas na mesma essência, forma concretizada da matéria, que constitui precisamente a substância.
Bons estudos!
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