Termómetro de mercurio O termômetro de mercúrio é o mais usado...

Termómetro de mercurio O termômetro de mercúrio é o mais usado entre nós. Ele consiste basicamente de um tubo capilar (fino como cabelo) de vidro, fechado a vácuo, e um bulbo (espécie de bolha arredondada) em uma extremidade contendo mercurio. O mercúrio, como todos os materiais, dilata-se quando aumenta a temperatura. Por ser extremamente sensível, ele aumenta de volume à menor variação de temperatura, mesmo próxima à do corpo humano. O volume do mercúrio aquecido se expande no tubo capilar do termômetro. E essa expansão é medida pela variação do comprimento, numa escala graduada que pode ter uma precisão de 0,05 °C. É dessa forma, pela expansão do liquido. que observamos a variação da temperatura em geral. TERMOMETRO de mercuria, Disponível em: . Acesso ert: 28 mar. 2021 Outras substâncias podem ser usadas para a medição de temperatura, desde que apresentem um comportamento parecido com o do mercúrio. Para que isso ocorra, o coeficiente de dilatação da substância deve ser. A) igual ao coeficiente de dilatação do tubo capilar de vidro. B) menor que o coeficiente de dilatação do tubo capilar de vidro C) maior que o coeficiente de dilatação do tubo capilar de vidro. D) igual ou maior que o coeficiente de dilatação do tubo capilar de vidro. E) igual ou menor que o coeficiente de dilatação do tubo capilar de vidro.​

1 Resposta

Ver resposta
David Peçanha

Devido as caracteristicas dos corpos ao receber a mesma quantidade de calor e com as mesmas medidas os corpo sofrem dilatações diferentes, ou seja, suas dimensões aumentam de forma diferente.

Tais dilatações são caracterizadas de acordo com o material que cada corpo é feito, é composto, a grandeza física que identifica isto é o coeficiente de dilatação, então quanto maior esse coeficiente de dilatação mais o corpo ou substancia é mais "sensivel" a quantidade de calor recebida ou retirada dele.

Logo, para que a substancia apresentam as mesma caracteristica do mercurio é necessário que possua maior que o coeficiente de dilatação do tubo capilar de vidro, alternativa C).

A imagem a seguir traz um pequeno resumo:

Escola Educação
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Física





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação