REALIZAR A AVALIAÇÃO Disciplina Metodologia do Ensino de Físic...

REALIZAR A AVALIAÇÃO Disciplina Metodologia do Ensino de Física

1 “Diagramas que indicam a relação entre conceitos ou entre palavras que usaremos para representar conceitos” ou ainda “podem seguir um modelo hierárquico, no qual, os conceitos mais abrangentes estão na parte superior do mapa e conceitos específicos estão na parte inferior”. Essa definição pertence a:

Resolução de problemas.
Mapa conceitual.
Modelagem física.

Laboratório de projetos.

2 Em termos de didática, para facilitar o estudo da física costuma-se dividi-la. Até o início do século XX, as principais partes da Física eram, exceto:

Termodinâmica.
Eletromagnetismo.
Física Atômica.
Mecânica.

3 Após ler atentamente as opções abaixo, assinale a alternativa que oferece a sequência correta das etapas do método experimental criado por Galileu Galilei.

Observar o fenômeno – experimentar – concluir – formular hipóteses.
Experimentar – concluir – observar o fenômeno – formular hipóteses.
Formular hipóteses – experimentar – concluir – observar o fenômeno.
Observar o fenômeno – formular hipóteses – experimentar – concluir.

4 Assinale a alternativa correta. Física Atômica e Nuclear, Mecânica Quântica, Relatividade são:

Ramos da Física que se desenvolveram no século XV.
Ramos da Física que se desenvolveram no século XIX.
Ramos da Física que se desenvolveram no século XX.
Ramos da Física que se desenvolveram no século XVIII.

5 Freitas Neto (1987) nos apresentou duas proposições sobre a aprendizagem escolar que são muito pertinentes para atingir os objetivos da apostila estudada que é levar os professores a refletirem sobre sua prática, rever a metodologia que usam e sugerir alternativas para que ajudem na mediação da construção do conhecimento de seus alunos.

Assinale a alternativa que não condiz com as proposições do autor.

Ajuda a formar o cientista desde a mais tenra idade, desmistificando a ideia de que se deva contar com um laboratório super equipado para desenvolver um ensino eficiente de Física.

Cria no aluno o hábito da experimentação no desenvolvimento das suas atividades de aprendizagem.

Não desperta o estudante para a observação criteriosa e o possibilita extrapolações que poderão, se bem dirigidas, produzir frutos a médio e a longo prazo.

Se o aluno conseguir refazer as experiências de sala de aula em casa, a assimilação cognitiva dos fenômenos físicos estudados terá sido efetiva.
6 Foram apresentados vários modelos de Laboratório voltados para o ensino. Qual das opções abaixo define o laboratório divergente?

Nesse modelo, mesmo tendo uma participação ativa, a liberdade de ação do aluno é bastante limitada, assim como seu poder de decisão.

Nesse laboratório, as experiências são realizadas pelo professor e são de sua inteira responsabilidade.

Sua dinâmica de trabalho possibilita ao estudante trabalhar com sistemas físicos reais, oportunizando a resolução de problemas cujas respostas não são pré-concebidas, adicionado ao fato de poder decidir quanto ao esquema e ao procedimento experimental a ser adotado.

Esse tipo de laboratório está mais vinculado ao treinamento de uma futura profissão, no caso, a de Físico, do que ao ensino de modo geral.

7 Uma metodologia inovadora deve levar em consideração, exceto:
Seleção e organização dos conteúdos de aprendizagem.

Contextualização integrativa.
Adequação de materiais e recursos.
Obscuridade e desorientação ao aluno.

8 Segundo Ricardo e Zylberzstajn (2002), dentre as dificuldades encontradas pelas escolas e professores, podemos destacar, exceto:

Dificuldades dos professores em encontrar materiais didáticos alternativos compatíveis com os pressupostos gerais dos PCN’s (ainda é pouco comum no ensino de física o uso sistemático de livros chamados paradidáticos na sala de aula).

A chegada dos Parâmetros Curriculares nas escolas se deu de forma abrupta e não foram discutidos com os professores em profundidade suficiente, nem para refletir sobre sua pertinência enquanto proposta (em alguns casos a chegada foi feita de maneira impositiva).

Continuidade das políticas educacionais para além da distribuição dos PCN’s.

Estrutura do sistema de ensino e das escolas verticalizada, ou seja, os professores não se reconhecem como sujeitos fundamentais no processo de reforma do nível médio.

9 Ao conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento ou corrigir e integrar conhecimentos preexistentes, denominamos:

Método quântico.
Método experimental.
Método científico.
Técnica de pesquisa.

10 Ao se transferir a atribuição de manipular os equipamentos e dispositivos experimentais ao aluno, tem-se o:

laboratório de demonstração.
laboratório de projetos.
laboratório divergente.
laboratório tradicional ou laboratório convencional.

Finalizar avaliação

1 Resposta

Ver resposta
Santosamanda

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.

Explicação:

pois ambas as asserções são verdadeiras, porém a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I. De acordo com o texto, os recursos tecnológicos fornecem a possibilidade da realização e reprodução do experimento, por meio da informação sobre as coordenadas e ângulo da escola, ou mesmo do simulador on-line. Sabe-se também que as pesquisas de cunho experimental têm como procedimento o uso e controle de variáveis, contudo, a segunda asserção não justifica a primeira, apesar de também ser verdadeira.

Os recursos tecnológicos do experimento em questão fazem uso de controle de variáveis, mas isso não é uma justificativa para os critérios da pesquisa experimental.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Física





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação