Astrônomos descobrem 12 novas luas ao redor de Júpiter Astrôno...

Astrônomos descobrem 12 novas luas ao redor de Júpiter Astrônomos descobriram doze novas luas orbitando o planeta Júpiter, aumentando para 79 o total de satélites que circunda o gigante gasoso. É a maior quantidade de luas em volta de um planeta em todo o nosso Sistema Solar. Saturno, o segundo colocado, tem 61. ASTRÔNOMOS descobrem 12 novas luas ao redor de Júpiter. Disponível em: . Acesso em: 08 mar. 2019.

Na reportagem, é observado o grande número de luas que Júpiter possui. O fenômeno físico que pode explicar esse fato é a
(A) rotação de Júpiter.
(B) força gravitacional de Júpiter.
(C) translação de Júpiter.
(D) composição gasosa de Júpiter.

ME AJUDEM POR FAVOR

ClayverSantos

A alternativa correta e a (B) devido a força gravitacional de Júpiter.

Devido a forca gravitacional de Jupiter novos corpos sao atraidos para a orbita do planeta e que estavam em pontos afastados do sistema solar.

Jupiter possui 79 satelites, o segundo maior numero seguro de satelites entre os oito planetas do Sistema Solar.

Os quatro maiores satelites, os satelites de Galileu, foram descobertos em 1610 por Galileu Galilei, e foram os primeiros objetos descobertos pela humanidade em orbita de outro corpo que nao a Terra ou o Sol.

Desde o final do seculo XX, varios satelites menores foram descobertos. Os quatro satelites de Galileu sao facilmente os maiores corpos em orbita do planeta, com todos os demais satelites mais os aneis de Jupiter sendo responsáveis por apenas 0,003% da massa em torno do planeta.

Mais perguntas de Física