Urgente!! Qual das alternativas abaixo contém apenas institui...

Urgente!!Qual das alternativas abaixo contém apenas instituições que são parte da indústria cultural?

a) Canais de televisão e Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP).

b) Estações de rádio e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

c) Grandes gravadoras (responsáveis por produzir as músicas de cantores e bandas de grande sucesso).

d) Revistas, jornais, editoras e Theatro Municipal de São Paulo.​​

1 Resposta

Ver resposta
Santosmanuele

A tese sociológica de que a perda de apoio na religião objetiva, a dissolução dos

últimos resíduos pré-capitalistas, a diferenciação técnica e social e a extrema

especialização, deram lugar a um caos cultural é cotidianamente desmentida pelos fatos.

A civilização atual a tudo confere um ar de semelhança. Filmes, rádio e semanários

constituem um sistema. Cada setor se harmoniza em si e todos entre si. As

manifestações estéticas, mesmo a dos antagonistas políticos, celebram da mesma forma

o elogio do ritmo do aço. As sedes decorativas das administrações e das amostras

industriais são pouco diferentes nos países autoritários e nos outros. Os palácios

colossais que surgem de todas as partes representam a pura racionalidade sem sentido

dos grandes cartéis internacionais a que já tendia a livre iniciativa desenfreada, que tem,

no entanto, os seus monumentos nos sombrios edifícios circundantes - de moradia ou de

negócios - das cidades desoladas. Por sua vez, as casas mais velhas em torno ao centro

de cimento armado têm o aspecto de slums (favelas), enquanto os novos bangalôs às

margens das cidades cantam (como as frágeis construções das feiras internacionais)

louvores ao progresso técnico, convidando a liquidá-las, após um rápido uso, como latas

de conserva. Mas os projetos urbanísticos que deveriam perpetuar, em pequenas

habitações higiênicas, o indivíduo como ser independente, o submetem ainda mais

radicalmente à sua antítese, o poder total do capital. Como os habitantes afluem aos

centros em busca de trabalho e de diversão, como produtores e consumidores, as

unidades de construção se cristalizam sem solução de continuidade em complexos bem

organizados. A unidade visível de macrocosmo e de microcosmo mostra aos homens o

esquema da sua civilização: a falsa identidade do universal e do particular. Toda a

civilização de massa em sistema de economia concentrada é idêntica, e o seu esqueleto,

a armadura conceptual daquela, começa a delinear-se. Os dirigentes não estão mais tão

interessados em escondê-la; a sua autoridade se reforça quanto mais brutalmente é

reconhecida. Filme e rádio não têm mais necessidade de serem empacotados como arte.

A verdade, cujo nome real é negócio, serve-lhes de ideologia. Esta deverá legitimar

os refugos que de propósito produzem. Filme e rádio se autodefinem como indústrias, e

as cifras publicadas dos rendimentos de seus diretores-gerais tiram qualquer dúvida sobre

a necessidade social de seus produtos. Os interessados adoram explicar a indústria

cultural em termos tecnológicos. A participação de milhões em tal indústria imporia

métodos de reprodução que, por seu turno, fazem com que inevitavelmente, em

numerosos locais, necessidades iguais sejam satisfeitas com produtos estandardizados.

O contraste técnico entre poucos centros de produção e uma recepção difusa exigiria, por

força das coisas, organização e planificação da parte dos detentores.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Filosofia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação