Sobre o relacionamento da filosofia com a religião cristã no...

Sobre o relacionamento da filosofia com a religião cristã no período medieval, analise

as proposições abaixo e assinale à alternativa correspondente:

I. Em meios às mudanças que a sociedade europeia sofreu na transição da queda do

Império Romano para a consolidação do sistema feudal, a Igreja Católica conseguiu

manter-se como instituição social.

II. A Igreja difundiu a doutrina católica ao mesmo tempo em que incorporou e preservou

muitos elementos da cultura greco-romana. Apoiada em sua crescente influência, a Igreja

passou a exercer importante papel político na sociedade medieval.

III. No plano cultural, a influência da Igreja foi tão ampla que configurou um quadro

intelectual em que a fé cristã se tornou o pressuposto de toda a vida espiritual.

a)Apenas a proposição I está correta.

b)Apenas as proposições II e III estão corretas

c)Todas as proposições estão incorretas.

d)Todas as proposições estão corretas.​

1 Resposta

Ver resposta
Jvoliveiraneonpfex

(V) O Renascimento marcou a transição da mentalidade medieval para a mentalidade moderna, ao traduzir novas concepções que tinham como referência o humanismo, enquanto base intelectual que procurava definir e afirmar o novo papel do homem no universo.

Correto. O Renascimento foi responsável por determinar os parâmetros através dos quais a sociedade moderna iria sondar. A intelectualidade renascentista instituiu, novamente, a razão e não Deus como centro do universo, colocando o homem neste jogo.


(F) Em meio à desorganização administrativa, econômica e social, principais características da cultura renascentista, praticamente apenas a Igreja Católica conseguiu manter-se como instituição, conquistando assim grandes poderes e ampliando sua influência sobre a sociedade.

Falso. A Igreja católica teve seu poder afetado pela ascensão do Renascimento, na medida em que seus dogmas passaram a ser amplamente questionados. A Reforma Protestante surge neste contexto e põe fim à hegemonia católica.


(V) Ao formular princípios como o humanismo, o racionalismo e o individualismo, o movimento renascentista estabeleceu as bases intelectuais do mundo moderno.

Correto. Como já afirmado anteriormente, o Renascimento trouxe princípios básicos que formaram a base do pensamento moderno, instituindo os fundamentos para a prática de construção de conhecimento à qual estamos acostumados.


(V) A cultura renascentista consagrou a vitória da razão abstrata, instância suprema de toda a cultura moderna, pautada no rigor das matemáticas que passaram a reger os sistemas de controle do tempo, do espaço, do trabalho e do domínio da natureza.

Correto. A exatidão passou a ser a necessidade de qualquer conhecimento que se queira verdadeiro. Assim, o que não entra nos cálculos é rejeitado.


(F) Em meio a esse processo, transformações socioeconômicas culminaram na substituição de pequenas oficinas de artesãos por fábricas, assim como as ferramentas simples foram trocadas pelas novas máquinas que então haviam surgido

Falso. As novas máquinas não haviam surgido ainda no período renascentista. O desenvolvimento de novas tecnologias produtivas ocorre no período da Revolução Industrial, alguns séculos depois.


abraços!

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Filosofia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação