Segundo Aristóteles, a filosofia, enquanto tentativa de compr...
Segundo Aristóteles, a filosofia, enquantotentativa de compreender a realidade usando
o discurso racional (Logos), vem do espanto
(thaumázein, em grego), isto é, da curiosidade
insaciável, da capacidade de admirar e de problematizar as coisas. As pessoas indagam para
satisfazer seu desejo natural de conhecer. Ou
seja, a Filosofia deriva da necessidade de conhecer a realidade em seus múltiplos aspectos. Desse espanto/admiração, diante de algo
inusitado, inicia-se um processo de questionamento que leva à ampliação da compreensão.
É essa atitude mental de admiração/espanto
constante com o mundo que, não apenas, nos
conduz à uma problematização rigorosa como
nos serve de antídoto à postura dogmática.
Vejamos como Heidegger, um filósofo contemporâneo sintetiza as perspectivas de dois
filósofos clássicos, a saber, Platão e Aristóteles:
b. Está relacionada com as conquistas gregas
do Oriente por Alexandre Magno, em torno
do século III a. C., e o fenômeno denominado
Helenismo pelos conquistadores.
c. Tornou-se uma disciplina de reflexão e crítica
proporcionada pela conquista da Grécia pelos
romanos, em torno do século II a. C., e a transferências de sábios para a cidade de Roma.
d. Está vinculada à publicação do livro a República de Platão, em torno do século IV a. C., quando as diferentes formas de conhecimento foram impressas em pergaminhos.
e. Surgiu com os primeiros relatos do historiador Heródoto, em torno do século V a. C., ao
refletir sobre o significado da vitória contra os
persas na Batalha de Maratona.
(n tem A)
o discurso racional (Logos), vem do espanto
(thaumázein, em grego), isto é, da curiosidade
insaciável, da capacidade de admirar e de problematizar as coisas. As pessoas indagam para
satisfazer seu desejo natural de conhecer. Ou
seja, a Filosofia deriva da necessidade de conhecer a realidade em seus múltiplos aspectos. Desse espanto/admiração, diante de algo
inusitado, inicia-se um processo de questionamento que leva à ampliação da compreensão.
É essa atitude mental de admiração/espanto
constante com o mundo que, não apenas, nos
conduz à uma problematização rigorosa como
nos serve de antídoto à postura dogmática.
Vejamos como Heidegger, um filósofo contemporâneo sintetiza as perspectivas de dois
filósofos clássicos, a saber, Platão e Aristóteles:
b. Está relacionada com as conquistas gregas
do Oriente por Alexandre Magno, em torno
do século III a. C., e o fenômeno denominado
Helenismo pelos conquistadores.
c. Tornou-se uma disciplina de reflexão e crítica
proporcionada pela conquista da Grécia pelos
romanos, em torno do século II a. C., e a transferências de sábios para a cidade de Roma.
d. Está vinculada à publicação do livro a República de Platão, em torno do século IV a. C., quando as diferentes formas de conhecimento foram impressas em pergaminhos.
e. Surgiu com os primeiros relatos do historiador Heródoto, em torno do século V a. C., ao
refletir sobre o significado da vitória contra os
persas na Batalha de Maratona.
(n tem A)
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