(PREUNI-SEED/SE – 2017) Pascal não é um apressado adepto da ce...
(PREUNI-SEED/SE – 2017) Pascal não é um apressado adepto da certeza. Para ele, a única certeza é a evidência da falsidade [...]. Mesmo quando a experiência confirma a hipótese, isso não significa a certeza da verdade, mas que ela é mais provável, pois as outras conduzem a absurdos. O mesmo critério aplica-se às questões religiosas. A transmissão do pecado original, por exemplo, é incompreensível, mas, “sem esse mistério, o mais incompreensível de todos, somos incompreensíveis a nós mesmos [...]. Certamente, o pecado original não é uma ideia clara e evidente, ao contrário. ABRÃO, B. S. História da filosofia. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999, p. 209-210.A passagem acima nos remete a conclusão de que: * A) é preciso reconhecer que a religião é uma forma de nos oferecer conhecimentos efetivamente válidos além de comprováveis. B) o pecado original é um problema já superado na filosofia e não há porque discuti-lo. C) deve-se admitir o pecado original como provável para que a condição humana possa adquirir algum sentido. D) os argumentos pascalinos estão voltados para uma tentativa de demonstrar a existência divina. E) conclui o pensador que “a razão é Deus, e Deus é racional”.
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