Partindo dessa premissa, para conhecer a ORDEM CÓSMICA, os gre...

Partindo dessa premissa, para conhecer a ORDEM CÓSMICA, os gregos proporão o MÉTODO CONTEMPLATIVO, posto que o “ser” das coisas é imediatamente revelado pelas próprias coisas.Ex: Se abrirmos um coelho, veremos que ele é constituído por um sistema digestivo, um fígado, coração, etc., e que tudo funciona muito bem, logo o fundamento do SER, a engrenagem cósmica, é perfeito e óbvia e basta a contemplação para o conhecimento das cosias.
Ao revés, na modernidade, o COSMO, o todo ordenado, desaparece, dando lugar a um universo caótico e infinito e assim para conhecê-lo é preciso “RECORTÁ-LO”, dividi-lo em partes, para viabilizar o seu estudo. O conhecimento agora será desse recorte e o investigador é quem vai encontrar outros fenômenos (recortes) que tem a ver com este fragmento da realidade, estabelecendo nexos entre eles de forma a produzir uma explicação circunscrita do mundo. Digo circunscrita, porque a Ciência Moderna não explica a realidade concreta como um todo, limitando a sua autoridade aos limites dos recortes feitos pelos pesquisadores. Isso porque, neste caso, são eles que criam as hipóteses a partir da crença de que determinados campos de fenômenos possuem certa homogeneidade, que, por sua vez, é definido por certas constantes, logo a autoridade da ciência será sempre limitada a este campo hipotético.

Ressalta-se que a ÉTICA moderna também se ajusta a TEORÉTICA moderna. Toda a análise do comportamento se volta para as condutas particulares, ignorando a VIDA BOA, enquanto um encaixe no todo cósmico. O recorte feito na teorética moderna também se opera na ética, a exemplo do pensamento kantiano (séc. XVIII).
Ex: A “telenovela” pode ser analisada com relação a “dominação de classes”. Neste caso é o homem quem reúne CAUSAS e EFEITOS. O cientista não contempla mais o Cosmo, mas o coloca em ordem. Ele faz a ordem existir no meio do caos por meio de uma operação mental chamada de SÍNTESE.
Por isso a VIDA BOA (ética) para os gregos antigos corresponde a um encaixe na Ordem Cósmica, ou seja, é quando o pleno desabrochar dos nossos talentos ocorre em sintonia com o conjunto da realidade. Respeitar os talentos de cada um é viver virtuosamente, pois assim estaríamos vivendo de acordo com a ordem universal. A ética estava alinhada com a teorética, ou seja, o DEVER SER corresponde ao SER.
Já a terceira preocupação dos antigos, a ESTÉTICA, também estava em consonância com a TEORÉTICA e a ÉTICA. Para eles o BELO é um dado objetivo. É belo aquilo que parece com o Cosmo. Por isso a obra de arte é compreendida como IMITAÇÃO, redução, miniaturização do todo cósmico.
Analisando agora o pensamento cristão, podemos dizer que o OBJETO do conhecimento deixa de ser o “TODO ORDENADO” e passou a ser o CRIADOR, visto que o mais importante que conhecer a ordem cósmica é conhecer quem a criou. A mudança de objeto implicou na mudança metodológica. Como DEUS não se ajusta à contemplação, para conhecê-lo o homem passou a utilizar o método DIALÓGICO, isto é, a conversa com o criador. Esse diálogo, como todo, tem duas vias. A primeira á a ORAÇÃO; a segunda, a REPOSTA DE DEUS, que por não ser uma coisa empírica, ocorre de forma INDIRETA, ou seja, se manifesta através dos ACONTECIMENTOS.
Mas Deus não se manifesta por meio de todo e qualquer acontecimento, posto que muitos são contraditórios entre si, requerendo uma interpretação. Isso deu ensejo ao aparecimento da figura do SACERDOTE, aquele que tem a capacidade de desvelar a vontade de Deus. Eis que daí uma nova disputa política emerge. Este constrói uma gramática própria que o habilita a interpretar o que Deus diz por meio dos acontecimentos.
Ex: A AIDS – segundo alguns sacerdotes, seria uma mensagem de Deus, respondendo a questão da promiscuidade humana. De que forma? Afirmando que os promíscuos tem mais possibilidade de contrair a doença.
Vê-se assim, que o método grego se presta à contemplação de uma realidade óbvia; e o cristão, de um diálogo que visa o conhecimento da vontade de Deus, cuja compreensão não é nada óbvia.
Mais uma vez, agora no pensamento cristão, a ética se alinha à teorética e a boa vida tem a ver com o alinhamento à vontade de Deus.

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