O SENTIDO DA VIDA, AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS E AS FILOSOFIAS DE...

O SENTIDO DA VIDA, AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS E AS FILOSOFIAS DE VIDA O ser humano, em sua busca incessante de resposta e de felicidade, questiona os grandes mistérios de sua existência. E, neste contexto, as tradições religiosas, assim como as Filosofias de vida, contribuem para oferecer explicações que o auxiliem a encontrar os sentidos para a sua vida, sejam fundamentados na sacralidade da vida, sejam numa visão secular, ambas buscando garantir a proteção e a dignidade da vida.

As diferentes tradições religiosas procuram orientar as pessoas para que observem todas as dimensões da vida, a fim de cuidarem e preservarem-na na sua totalidade. Para cada dimensão as tradições religiosas concedem atenção especial, oferecendo orientações e realizando ações que auxiliam na em sua preservação. O corpo é considerado uma expressão do sagrado, sendo tratado com cuidados e restrições, a fim de que contribua na realização da experiência religiosa e na construção da felicidade humana. Do mesmo modo, as Filosofias de vida sem partir da visão do sagrado querem que o ser humano seja feliz, solidário e justo. Para todos, o sentido da vida é um sentimento que nos impulsiona a seguir em frente:

“O sentido da vida é algo que se experimenta emocionalmente, sem que se saiba explicar ou justificar. Não é algo que se construa, mas algo que ocorre de forma inesperada e não preparada, como uma brisa suave que nos atinge, sem que saibamos donde vem nem para onde vai, e que experimentamos como uma intensificação da vontade de viver ao ponto de nos dar coragem para morrer, se necessário for, por aquelas coisas que dão à vida o seu sentido.”
2) De acordo com o texto, como o corpo é considerado?

1 Resposta

Ver resposta
Tira Duvidas

está muito difícil não estou conseguindo peça ajuda alguém q sabem

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Filosofia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação