Nesse sentido, a lógica possui uma função que consiste: Escolh...

Nesse sentido, a lógica possui uma função que consiste:Escolha uma:
a. Uma análise psicológica e subjetiva dos fatos. Nesse aspecto, é impossível compartilhar simbolicamente qualquer pensamento, pois ele é compreensível apenas para o próprio sujeito.
b. Em uma análise direta da estrutura simbólica que todo discurso tem de assumir, ao menos se quiser ser publicamente expressado e discutido.
c. Assumir a existência ontológica de objetos ideais no Mundo das Ideias.
d. Garantir a existência de uma linguagem privada.

1 Resposta

Ver resposta
Kauany

Letra C

Explicação:

Wittgenstein, em resumo, pode ser entendido por duas fases:

O I Wittgenstein (do Tratactus) que é voltado para a lógica e partícipe do Círculo de Viena, ou seja, um Neopositivista ou um Positivista Lógico cuja sua teoria central é o da representatividade do mundo (todas as coisas precisam ter uma ligação empírica com a linguagem ao qual elas se referem) de modo que se não tem relação com o mundo concreto, ou seja, se a minha fala não corresponde ao que eu posso ter contato físico, devo fechar o bico (Proposição 7 do Tratactus: "Do que não se pode falar, deve-se calar") porque  não posso falar do que não existe. Wittgenstein simplesmente ignora a Metafísica.

O II Wittgenstein (Das Investigações) depois de tomar tanta cacetada de Bertrand Russell e cia dizendo que ao negar a Metafísica, Wittgenstein estava sendo um metafísico, o próprio Wittgenstein decide jogar tudo para o ar (o Tratactus) e nas Investigações Filosóficas, lança as teorias dos Jogos Linguísticos e dos Campos da Fala (Não é Campos de Fala como podemos ver na filósofa Djamila Ribeiro) em que sim, posso falar daquilo que não existe (galinha atômica, animais que falam linguas humanas, Afrodite...) mas a minha fala pode ser usada com sucesso em um campo específico (religião, política, filosofia...) mas não em todos os campos da fala, ou seja, em cada ambiente linguístico, vigora um tipo de fala e eles não se intercalam (a ciência não aceita a religião e a religião não aceita a ciência) porém, o erro de Wittgenstein foi de não entender que as esferas linguísticas não são estruturas fechadas sempre e em determinados lapsos, ciência e religião por exemplo podem conversar e seu ambientes de fala se comunicarem normalmente.

Espero ter ajudado! :)

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Filosofia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação