Há, porém, algo de fundamentalmente novo na maneira como os gr...

Há, porém, algo de fundamentalmente novo na maneira como os gregos puseram a serviço do seu problema último - da origem e essência das coisas - as observações empíricas que receberam do Oriente e enriqueceram com as suas próprias, bem como no modo de submeter ao pensamento teórico e casual o reino dos mitos, fundado na observação das realidades aparentes do mundo sensível: os mitos sobre o nascimento do mundo. * a) Em que pese ser considerada como criação dos gregos, a filosofia se origina no Oriente sob o influxo da religião e apenas posteriormente chega à Grécia.
b) A filosofia representa uma ruptura radical em relação aos mitos, representando uma nova forma de pensamento plenamente racional desde as suas origens.
c) Apesar de ser pensamento racional, a filosofia se desvincula dos mitos de forma gradual. d) Filosofia e mito sempre mantiveram uma relação de interdependência, uma vez que o pensamento filosófico necessita do mito para se expressar.
d) Filosofia e mito sempre mantiveram uma relação de interdependência, uma vez que o pensamento filosófico necessita do mito para se expressar.
e) O mito já era filosofia, uma vez que buscava respostas para problemas que até hoje são objeto da pesquisa filosófica

1 Resposta

Ver resposta
Sabrinabrandao

A Filosofia, como é conhecida na atualidade, é, de fato, uma criação grega. Apesar de ter sofrido influência de outras culturas e outras formas de pensamento, o modo como refletiu essa herança é próprio e característico. A despeito da originalidade, a ruptura com as formas tradicionais de pensamento, como o mito, não é abrupta nem total. O próprio Platão utilizava-se de mitos em seus diálogos como forma de sugerir metáforas para as suas teorias.

Explicação:

Espero ter ajudado!

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Filosofia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação