Explique teoria de platão é aristóteles sobre o governo ideal
1 Resposta
Platão: Em três obras de Platão (A República, O Político e Das Leis), é que o filósofo grego considerava três formas de governo corrompidas a três ideais, ou seja, a monarquia, a aristocracia e a (boa) democracia, nesta ordem de preferência, são as formas adequadas, enquanto que a (má) democracia, a oligarquia e a tirania, são as que devem ser evitadas, sendo a tirania a pior das formas de governo e a democracia a pior das melhores e a melhor da piores.
Ainda, de acordo com a teoria platônica os conflitos de gerações são os responsáveis pelas transformações dos governos, em virtude de uma nova postura diante da satisfação de três categorias de necessidades humanas: as essenciais, as supérfluas e as ilícitas.
Aristóteles:
No livro Política, que coloca um importante conceito de constituição: A constituição é a estrutura que dá ordem à cidade, determinando o funcionamento de todos os cargos públicos e sobretudo da autoridade soberana.
A idéia de Aristóteles quanto às formas boas e más de governo são idênticas à de Platão (monarquia, aristocracia e politia (as boas) e democracia, oligarquia e tirania (as más). Diverge, porém, no que se refere aos critérios e às causas das suas transformações. Para Aristóteles, o que distingue o bom do mau governo é se o governante visa ao interesse comum (bom governo) ou se ao próprio interesse (mau governo). A degeneração de uma forma boa dará lugar a outra ruim, que por sua vez se transformará, dando lugar à seguinte virtuosa, e assim por diante.
Mais perguntas de Filosofia
Top Semanal
Top Perguntas
Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.