De acordo com o referido fragmento e considerando a totalidade...

De acordo com o referido fragmento e considerando a totalidade do pensamento de Friedrich Nietzsche, podemos afirmar que a alternativa INCORRETA é: * 1 ponto a) A disposição de afastar-se da aparência, da mudança, do vir a ser, do desejo, conduz o humano à vontade de nada, uma renúncia da vida que se configura como causa do niilismo. b) Uma das adversárias de Nietzsche é a moral da compaixão, pois nela se intensifica a decadência, a miséria e sua conservação. Sob a afirmação de “Deus” ou do “além”, como aquilo que genuinamente definiria a verdadeira vida, a moral da compaixão oculta o “nada”. c) Uma das expressões mais conhecidas de Nietzsche, com a qual o autor inicia suas análises sobre o niilismo, é o fragmento dedicado à morte de Deus. No aforismo de A Gaia Ciência, a morte de Deus conduz-nos ao diagnóstico da ausência de justificações absolutas e de orientações para o alcance do sentido da vida. d) A elaboração nietzschiana sobre o niilismo é a oportunidade em que o filósofo reconcilia-se com Immanuel Kant, julgando-o como aquela honrosa exceção que, em pleno século XVIII, salvaguardou o pensamento alemão dos ataques da metafísica. Na opinião de Nietzsche, o imperativo categórico é o antídoto ao niilismo.

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Carol Rios

1 - A alternativa D está correta.

No niilismo os ideais, as normas, os princípios, os fins, os valores que, colocados acima do mundo terreno, reforçavam sua orientação e sentido, onde a partir da negação do mundo supra sensível surge um esvaziamento do mundo sensível, que segundo o filósofo torna privada a consistência da razão do ser humano.

Já o determinismo pode ser entendido como uma corrente filosófica  onde a causalidade se refere a uma perspectiva reducionista, ou seja, pré determinada.

2 - A alternativa B está correta.

Nietzsche buscou utilizar em suas reflexões, um argumento que é direcionado como base para o conhecimento, e, o que o homem observa enquanto indivíduo, e, sua existência.

Esse entendimento nos dá o sentido de sua própria existência, sendo esse um deslocamento interno ao argumento do criador que a filosofia de Nietzsche nos mostra.

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