A ética aplicada é um ramo contemporâneo da filosofia que tem...

A ética aplicada é um ramo contemporâneo da filosofia que tem por objetivo deliberar eticamente sobre problemas práticos que exigem justificação racional tendo em vista decisões morais. Trata-se de um tipo de reflexão ligada à ação, decorrente de acontecimentos que marcaram o século XX: as duas guerras mundiais e os totalitarismos trouxeram o espectro do uso de armas de destruição em massa, de massacres e genocídios; as questões propostas pelas transformações culturais da década de 1960 estimularam discussões sobre a extensão dos direitos civis a minorias excluídas da sociedade, além de reivindicações de uma nova ética sexual. A possibilidade da manipulação genética, propiciada pelos avanços da biologia e da engenharia genética, apresenta questões éticas inéditas. Problemas como a degradação do ambiente, a pobreza, a injustiça social e a exploração do trabalho também estimularam o debate público e as polêmicas entre conservadores e radicais. Usando as suas anotações de nossas aulas faça uma reflexão sobre a ética respondendo a questão abaixo.

Em que medida a ciência e a tecnologia podem transformar uma esperança de progresso em tragédia para os homens?

1 Resposta

Ver resposta
Felipe

A trajetória da educação musical é marcada pordiferentes visões e compreensões ao longo da história.  Em uma recapitulação do valorda música ao longo da história, notamos que a música esteve desvinculada daeducação durante o período medieval. Os valores filosóficos tiveram seu focoredirecionado, os objetivos da educação musical foram modificados por muitasvezes. Percebe-se hoje que a educação musical com o desenvolvimento tecnológicoe as efêmeras mudanças de pensamento social e político criaram um ambiente parao aparecimento de métodos pedagógico-musicais que buscavam a sensibilizaçãointegral do indivíduo quanto ao fazer e ouvir música.

OMEC recomenda que, além das noções básicas de música, dos cantos cívicosnacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, os alunos aprendamcantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricospara, assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil. Através dessa citaçãodo MEC é possível transformar a escuta passiva do aluno, em escuta ativa,consciente e crítica, levando em consideração que a música é uma prática socialdo Brasil.

 

 

 

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Filosofia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação