1) Texto 6A1AAA À teogonia e à cosmogonia opôs-se a cosmologia...

1) Texto 6A1AAA À teogonia e à cosmogonia opôs-se a cosmologia, isto é, a crença na origem divina e mítica do mundo
foi substituída pela busca da arché, do princípio material e também regulador da ordem do mundo.
As respostas à indagação sobre o princípio das coisas foram múltiplas e divergentes: para Tales era a
água; para Anaxímenes de Mileto, o ar; para Heráclito, o fogo; e para Empédocles, os quatro
elementos – água, ar, fogo e terra.
Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 2005, p. 13
No que se refere ao texto 6A1AAA, assinale a opção correta.
a) O mito constitui-se como uma cosmologia porque tem como princípio incontestável a não
contradição.
b) A autoridade da explicação filosófica reside na pessoa do filósofo, assim como a autoridade
do mito reside na pessoa do poeta-rapsodo.
c) O narrador do mito é o ator-rapsodo, alguém que se dizia escolhido pelos deuses e que narrava,
para alguns poucos escolhidos, os acontecimentos passados.
d) Os mitos são considerados comumente cosmogonias ou teogonias porque, por meio deles,
busca-se encontrar explicações sobre a origem das coisas recorrendo-se ao fantástico e a
genealogias.
e) Os mitos não exerceram nenhuma influência no surgimento da filosofia por serem fabulações
e histórias fantásticas constituídas de contradições.

0 Respostas

Felipe está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Filosofia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação