Técnicas aperfeiçoadas na indústria japonesa têmtido grande in...

Técnicas aperfeiçoadas na indústria japonesa têmtido grande influência na engenharia de produção desdeo início da década de 80 do século passado. Uma delasé o desdobramento da função qualidade, ou QFD(quality function deployment), que tem como funçãoprimordial garantir a qualidade do produto desde a fasedo projeto. Para isso, consideram-se as exigências dosclientes, traduzindo-as em especificações, que sãodiscutidas de forma estruturada entre as diversas áreasfuncionais envolvidas no projeto: desenvolvimento, produção e comercialização do produto. Aplicado comsucesso em empresas como a Toyota, esse métodochegou ao Brasil na década de 90 do século passado, etem sido utilizado por várias empresas do ramoindustrial e de serviços. Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue ositens a seguir. I O QFD é uma técnica incompatível com a ES, poisconcentra tempo e esforço na etapa de especificaçãodo produto, em vez de abreviar as etapas de projeto, desenvolvimento e manufatura do produto. II As especificações do produto obtidas a partir do QFDsão características explícitas, tanto para o caso demanufatura quanto para o caso de serviços. III Uma das vantagens do QFD está na redução dereclamações decorrentes da falta de qualidade noinício de comercialização do produto (fase delançamento).IV As matrizes geradas no QFD são relevantes para aconfecção da documentação do projeto do produto. V Ao traduzir a "voz do cliente", a técnica do QFDprioriza as especificações do produto pelo seu graude compatibilidade com os processos internos dafábrica. Estão certos apenas os itensA I, II e V. B I, III e IV. C I, IV e V. D II, III e IV. E II, III e V.

#ENADE

1 Resposta

Ver resposta
Fernandaa

A alternativa D) é a correta.

O QFD é uma técnica compatível com a ES, pois concentra tempo e esforço na etapa de especificação do produto, gerando qualidade no processo também, que será agilizado quando o processo se tornar um habito do empresa.

A "voz do cliente", no QFD, prioriza a compatibilidade do produto final com o que o cliente deseja, e se for necessário, a empresa deverá adequar os seus processos internos da fabrica para que o produto tenha a qualidade esperada.

Espero ter ajudado!

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Enem





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação