preparando seu livro sobre o imperador adriano, marguerite you...

preparando seu livro sobre o imperador adriano, marguerite yourcenar encontrou numa carta de flaubert esta frase: "quando os deuses tinham deixado de existir e o cristo ainda não viera, houve um momento único na história, entre cícero e marco aurélio, em que o homem ficou sozinho". os deuses pagãos nunca deixaram de existir, mesmo com o triunfo cristão, e roma não era o mundo, mas no breve momento de solidão flagrado por flaubert o homem ocidental se viu livre da metafísica - e não gostou, claro. quem quer ficar sozinho num mundo que não domina e mal compreende, sem o apoio e o consolo de uma teologia, qualquer teologia? (luiz fernando veríssimo. banquete com os deuses) a compreensão do mundo por meio da religião é uma disposição que traduz o pensamento medieval, cujo pressuposto é

1 Resposta

Ver resposta
Tay

Alternativa e) o teocentrismo: concepção predominante na produção intelectual e artística medieval, que considera Deus o centro do Universo.

Explicação:

A religiosidade medieval da Cristandade, isto é, do Ocidente cristianizado, caracterizou-se pela articulação entre a tradição dos padres evangelizadores e as discussões filosóficas do período de transição da Idade Antiga para a Idade Média. Dessa articulação nasceram os dogmas da Igreja, isto é, um conjunto de preceitos que guiaria a ortodoxia cristã. O teocentrismo (conceito cunhado na era moderna), ou a visão de mundo centrada em Deus, era reflexo desse conjunto de dogmas que, consequentemente, disseminava-se pela produção cultural e intelectual da Idade Média. Desse modo, a alternativa E está correta. 

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Enem

Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação