Preciso de ajuda nessa questão, faço um p. i.x p qm poder ajud...

Preciso de ajuda nessa questão, faço um p. i.x p qm poder ajudar Questão:

Não sou futurista (de Marinetti). Disse e repito-o. Tenho pontos de contacto com o Futurismo. Oswald de Andrade, chamado-mede futurista, errou. A culpa é minha. Sabia da existência do artigo e deixei que saísse. Tal foi o escândalo que desejei a morte do mundo. Era vaidoso. Quis sair da obscuridade. Hoje tenho orgulho. Não me pesaria reentrar na obscuridade. Pensei que se discutiriam minhas ideias (que nem são minhas): discutiram minhas intenções. Já agora não me calo. Tanto ridicularizariam meu silêncio como esta grita. Andarei a vida de braços no ar, como o “Indiferente” de Watteau.

Mário de Andrade, no “Prefácio interessantíssimo”, recusa a sua classificação como futurista, uma vez que tal classificação traz implicações políticas ligadas ao

A) comunismo, corrente política que sustenta a coletivização dos meios de produção; nesse sentido, a posição indiferente defendida pelo poeta na última frase do texto-base se alinha às tendências ligadas ao comunismo.

B) existencialismo, tradição filosófica que possui em Martin Heidegger um ponto de inflexão; Mário, por seu turno, declara que sabia da existência, o que abre espaço para uma leitura um tanto heideggeriana do manifestoprefácio.

C) fascismo, visão de mundo que defende o ultranacionalismo acima de tudo; o movimento totalitário possui relações com a estética vanguardista italiana, ao passo que o poeta procura se desvincular da imagem de fascista

D) modernismo, tendência literária brasileira do começo do século XX; tal escola também se relaciona com o esquerdista Felippo Marinetti, mencionado no prefácio marioandradino, bem como Oswald de Andrade, vinculado à direita política.

E) nazismo, ideologia alemã de extrema-direita que assassinou milhões de pessoas; uma das ideias nazistas está vinculada à supremacia branca, enquanto Mário, por sua vez, chega a dizer que desejou a morte do mundo.

1 Resposta

Ver resposta
Alves

O teatro do final do século XX e início do século XXI assiste a experimentos sucessivos de alterações do sentido de pres...

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Enem





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação