Partes do Colegio de SP não vê demanda para voltar por Júlia...

Partes do Colegio de SP não vê demanda para voltar por Júlia MarquesEnquanto a maioria dos colégios particulares de São Paulo abriu as portas nos últimos dias, há uma parcela que preferiu não retomar as atividades presenciais, pelo menos por enquanto. Eles avaliaram que não havia demanda suficiente dos pais dos alunos e optaram por manter as atividades apenas de forma remota, como ocorre desde março, quando eles fecharam por causa da pandemia do coronavírus.
Na região central de São Paulo, o Colégio Fecap, de ensino médio e técnico, estava com tudo pronto para voltar semana passada. “Fizemos uma enquete para saber quem gostaria de vir. Foram dez alunos interessados, um número muito baixo”, conta o diretor Marcelo Krokoscz.
O 3.º ano do ensino médio, turma que a escola considerou prioritária para o retorno, tem 250 alunos no total. O modelo de abertura das escolas autorizado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) em outubro só permite atividades extracurriculares – e apenas para 20% dos estudantes.
Ou seja, as aulas que fazem parte da grade curricular comum, como Português e Matemática, por enquanto, não podem ocorrer de modo presencial. A previsão é de que a retomada de atividades curriculares aconteça em novembro.
O Colégio Fecap previa atender 40 alunos, divididos em grupos, nas atividades presenciais de reforço para vestibular e acolhimento emocional. Para tanto, planejava pagar adicional aos professores. Mas, com baixa adesão, calculou que a abertura não seria apropriada agora. “Não é só custo financeiro, mas o social. Seria tirar de casa um auxiliar com filho
pequeno, mobilizar uma estrutura grande para um grupo muito menor do que a gente esperava”, diz Krokoscz.
O diretor reconhece que, para os que desejavam o retorno, a decisão de manter os portões fechados foi frustrante. “Assim que fiquei sabendo que teria a chance de voltar, fiquei animada. Sinto falta do contato do aluno com o professor. Na aula a distância, por melhor que seja, tenho dificuldade em me concentrar”, diz Isabela Antunes, aluna do 3.º ano da escola.
A estudante reconhece, porém, a dificuldade de reabrir o colégio com a baixa adesão. “Não há muito o que fazer. Acabaria dando prejuízo abrir de novo para uma parte só.” O diretor diz que a volta em outubro não está descartada e vai refazer a pesquisa sobre a demanda.

Questão 16 (H4) O gênero do texto é:
a) conto
b) notícia
c) poema
d) carta de solicitação
Questão 17 (H3) O gênero em questão possui uma estrutura particular

a) Lide
b) título
c) Desenvolvimento
d) fontes

Questão 18 ( H11)
O trecho "Enquanto a maioria dos colégios particulares de São Paulo abriu as portas nos últimos dias, há uma parcela que preferiu não retomar as atividades presenciais, pelo menos por enquanto. Eles avaliaram que não havia demanda suficiente dos pais dos alunos e optaram por manter as atividades apenas de forma remota, como ocorre desde março, quando eles fecharam por causa da pandemia do coronavírus" faz parte do(a):
a) Título
b) Manchete
c) Lide
d) Desenvolvimento
Questão 19- (H11)
O trecho "Parte dos colégios de SP não vê demanda para voltar" faz parte do(a):
a) Título
b) Manchete
c) Lide
d) Desenvolvimento

Questão 20 ( H11)
O trecho "O Colégio Fecap previa atender 40 alunos, divididos em grupos, nas atividades presenciais de reforço para vestibular e acolhimento emocional. Para tanto, planejava pagar adicional aos professores. Mas, com baixa adesão, calculou que a abertura não seria apropriada agora. “Não é só custo financeiro, mas o social. Seria tirar de casa um auxiliar com filho pequeno, mobilizar uma estrutura grande para um grupo muito menor do que a gente esperava”, diz Krokoscz." faz parte do(a):

a) Título
b) Manchete
c) Lide
d) Desenvolvimento

Questão 21 ( H25 )
Esse texto não apresenta:
a) Título
b) Manchete
c) Lide
d) Desenvolvimento
PROCEDIMENTO DE LEITURA
Questão 22 ( H21) .
O Colégio Fecap
a) Voltou às atividades normais e com o número de alunos esperado.
b) Voltou às atividades normais e com menor número de alunos esperado.
c) Não voltou às atividades normais por ter maior número de alunos esperado.
d) Não voltou às atividades normais por ter menor número de alunos esperado.

Questão 23
No trecho "O modelo de abertura das escolas autorizado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) em outubro só permite atividades extracurriculares". Assinale a alternativa em que não constem atividades extracurriculares:
a) Matemática e Português
b) Judô e Geografia
c) Inglês e História
d) Natação e dança de salão

Questão 24
Os pais que não aceitaram que seus filhos voltassem às aulas presenciais, preferiram:
a) que as aulas continuassem de forma remota
b) que parassem todas as atividades agora e voltasse ao normal ano que vem
c) que o sistema educacional virasse todo EaD (Ensino à distância)
d) que as aulas parassem por um mês, como férias.

1 Resposta

Ver resposta
Fernanda

D e A

Explicação:

espero ter ajudado

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Enem





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação