Para um grupo de cinco jornalistas, pesquisadores e influencia...

Para um grupo de cinco jornalistas, pesquisadores e influenciadores digitais reunidos pela BBC News Brasil no seminário "Beyond Fake News - Em Busca de Soluções", a resposta passa por educar melhor os leitores, de um lado, e por tornar conteúdo da imprensa mais atraente, mantendo a credibilidade. Cláudia Costin é hoje diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Filha de imigrantes romenos e neta de sobreviventes do Holocausto, ela contou ter ouvido relatos sobre o uso de notícias falsas para criar ódio contra minorias. Segundo ela, este costuma ser um dos objetivos por detrás da produção dos boatos - incitar ódio, motivar a guerra e atingir objetivos políticos seriam outros. Costin defende que a melhor forma de combate à doutrinação e às notícias falsas é ensinar a pensar criticamente e discutir políticas públicas. Para ela, "pensamento crítico é aprender a pensar criticamente, e não copiar a crítica que o outro faz. E combater doutrinação não é criar uma lei que tire a voz dos professores [referência ao projeto Escola sem Partido], porque isso não vai resolver, mas sim ensinar a pensar".Costin afirmou ainda que as notícias falsas são usadas também para desviar a atenção do público de questões mais prementes, como saúde e educação.​

1 Resposta

Ver resposta
Tay

A alternativa correta da questão é a 2:  V - V -V - F.

A questão relativa sobre as fake news é bastante atual e é um problema de grande porte, que surgiu junto à utilização em massa das redes sociais, que são utilizadas como instrumentos para a divulgação de notícias falsas.

Essas notícias, por sua vez, têm muitas vezes como principal objetivo incitar ao ódio, fomentar preconceitos e antipatias, espalhar inverdades e tirar o foco das pessoas daquilo que realmente importa, que são os graves problemas sociais pelos quais passamos.

É importante que tenhamos um pensamento extremamente crítico e seletivo em relação a essas notícias e procuremos investigar, pesquisar, para saber se de fato aquilo é verdade e combater rigorosamente a difusão dessas notícias, que em muito prejudicam as pessoas.

Espero ter ajudado!

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Enem





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação