O quadro de violência contra a mulher se agrava diante de um h...

O quadro de violência contra a mulher se agrava diante de um histórico de colonização e desenvolvimento econômico estruturalmente baseado em relações racializadas – o Brasil está há 127 anos fora do regime escravista, contra 388 anos sob a escravidão legal. Passou, ainda, por duas Ditaduras somente no período republicano, em que a violência, inclusive contra as mulheres, foi institucionalizada. Especialistas apontam que o país registrou avanços significativos nas últimas décadas. Ratificou a Convenção de Belém do Pará – como ficou conhecida a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra Mulher. A convenção é considerada um marco no enfrentamento à violência contra as mulheres, já que ela exige dos Estados um compromisso efetivo na erradicação da violência de gênero a partir da criação de legislação específica – campo em que o Brasil tornou-se referência com a promulgação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340), em 2006. A conjugação das normas internacionais com leis nacionais foi essencial para tirar a violação dos direitos humanos das mulheres da invisibilidade. Descortinar o problema, porém, é apenas o primeiro passo de um longo processo de transformação que inclui a criação de serviços específicos para atendimento àquelas que tiveram seus direitos violados, o fomento à capacitação de pessoal e a modificação de padrões socioculturais. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) O Poder Executivo tão logo recebeu as recomendações do Comitê CEDAW iniciou o processo de criação de uma lei específica que mais tarde se tornou a Lei Maria da Penha. ( ) A Convenção Belém do Pará serviu de fundamento para a construção da Lei Maria da Penha. ( ) A Convenção Belém do Pará definindo a violência contra as mulheres como violação de direitos humanos estabeleceu como obrigação do Estado a adequação legislativa para dar fim à persistência e à tolerância da violência contra a mulher. ( ) O Comitê CEDAW recomendou a criação de uma lei específica para os crimes de violência contra as mulheres. ( ) O Brasil foi o 18º país, latino-americano, a elaborar uma lei específica para os crimes de violência doméstica contra as mulheres. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

1 Resposta

Ver resposta
rodrigovtrn

A Lei Maria da Penha, como ficou conhecida a lei 11.340/2006, é uma lei que visa coibir a violência intrafamiliar contra a mulher, além de criar um sistema de proteção para mulheres que sofreram violência doméstica.

Por ser uma lei específica que ajuda a diminuir as desigualdades entre homens e mulheres, especialmente nas relações de poder, fez-se necessária no contexto brasileiro, onde agressores não eram responsabilizados.

O Brasil recebeu as recomendações, porém ainda demorou alguns anos para criação de lei específica de violência contra a mulher.

Todas as afirmativas são verdadeiras, exceto a E (V-V-V-V-F).

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Enem





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação