No que concerne ao planejamento estratégico, temos várias ques...

No que concerne ao planejamento estratégico, temos várias questões associadas. Qual é o seu foco central

1 Resposta

Ver resposta
pohameeeeu

Vamos LÁ!

PLANEJAR é um procedimento que nos ajuda a construir o futuro, com método mas também com pertinácia. Não é porque também estamos em um ambiente VUCA (Volátil, Incerto ou Uncertain, Complexo e Ambíguo) que então vamos nos esquecer de um bom planejamento. Afinal, conceitos como “Estratégia n.0”que nós o desenvolvemos, aplicam-se a Valores de Mercados, Clientes e por quê não à cidadania ou aos cidadãos? Partimos daqui. Vamos lá!

Na administração da coisa pública, seja ela municipal, estadual ou federal, fundamentalmente por parte dos poderes executivos, o planejamento tem sido desprezado muito mais pela influência da prática política do que pelo seu desconhecimento como forte ferramenta de administração e que pode se interpor como eficaz meio, ou vínculo, de comprometimento entre sociedade e governos. É fácil entender mas antes quero frisar que não trato aqui das famosas tentativas de planificações dos ex- países da Cortina de Ferro, como também de nenhuma tentativa de planejamento em governos não democráticos pois estas e aquelas nada mais são que imposições de cima para baixo sem a participação expressiva da sociedade. É evidente que quase sempre desembocam no fracasso. Embora compreenda-se a importância dos papéis das atuais secretarias de planejamento, nossa intenção aqui é ir um pouco além.

Nosso processo político, historicamente, tem conduzido o país, neste campo, há décadas, em duas péssimas vertentes. A primeira refere-se à não continuidade das administrações. Toda vez que um novo governante toma posse, é certo que tudo irá mudar (mesmo quando o partido se mantém no poder): pessoas, programas e compromissos, no mínimo, alteram-se. Ou seja, qualquer plano de trabalho anterior é, quase sempre, deixado de lado, a descontinuidade se instala e, certamente, com ela , as deseconomias. Nós pagamos.

A segunda, talvez como decorrência, tem conduzido a estrutura da administração pública e mesmo o corpo funcional burocrático, não só a muitos desencantos como também a pouco crédito na utilização das técnicas de planejamento e ao flagrante desestímulo, sobretudo, em aprimorarem-se nos conhecimentos ou no hábito da prática de planejar. A mencionada descontinuidade é, sem dúvida, a causa principal desta vertente mas ela hoje já se estabelece como uma cultura no serviço público em todos os escalões. É claro que há exceções, não muitas o suficiente para reverter o quadro. E nós pagamos, de novo. E não me refiro apenas ao planejamento que só se preocupa com alocação de gastos do orçamento público.

Este binário terrível deve ser tão logo extirpado do nosso tecido político-administrativo sob pena de nos devorar a cada dia que passa. É um legado que enquanto cidadãos nos obriga a denunciá-lo e nos deveria impedir de passá-lo às próximas gerações. Concordo que as esperadas, ou possíveis, reformas política e administrativa viriam também com isto colaborar mas somente a introdução de uma boa prática ao planejamento continuado neste contexto, é que modificaria bastante o atual panorama com o qual nos defrontamos. Senão vejamos.

Afinal o que é governar?

Modernamente, diria que é a busca incessante do bem estar social, com todas as suas implicações políticas, sociais, éticas e econômicas, através de uma incansável procura do atendimento das necessidades ou dos anseios da sociedade. A sociedade deve ser o sujeito a atuar, ora como parceiro, ora como finalidade do ato de governar. As manifestações destes anseios constituem-se na bússola e mira de qualquer governo atento, competente, firme, honesto e justo. Volto a frisar, esta é uma visão moderna, porque a concepção de política, antiga e ultrapassada, usava o espaço governar como consequência pura e simples do exercício do poder em benefício daqueles que o detinham. É claro, sabemos, que a política persegue e contracena-se com o poder mas este também se exerce com competência e justiça.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Enem





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação