LUIS GUSTAVO RIBEIRO DA SILVA MINHA PÁGINAAVALIAÇÕES E SEQUÊN...

LUIS GUSTAVO RIBEIRO DA SILVA MINHA PÁGINAAVALIAÇÕES E SEQUÊNCIAS DIGITAIS Avaliações e sequências digitais Entre as definições de exercitar nos dicionários de Língua Portuguesa está 1. Fazer adquirir força, agilidade, vigor, por meio de estudo e exercício. Mesmo que muita coisa tenha mudado nos últimos meses, incluindo a sua rotina escolar, a prática continua sendo umas das maneiras importantes de consolidar e aprimorar o conhecimento. Por isso, aqui você encontra sequências digitais de atividades e avaliações para exercitar e testar tudo aquilo que você já aprendeu. Para realizá-las, é muito fácil: é só você ver as que estão disponíveis e clicar em Entrar naquela que quiser responder. Atenção! Nada de perder os prazos ou esquecer que há duração para concluir as sequências digitais de atividades e as avaliações. Por essa razão, você precisa clicar em Finalizar antes do tempo se encerrar. Ah! Se preferir, você também pode realizá-las pelo aplicativo no seu smartphone. Preparado(a)? Responda as questões com atenção e depois veja o seu desempenho no card Seus Resultados. Bons estudos! 4d 05:13:06 Atividade 3 Leia o texto abaixo. O cãozinho Rabicó Rabicó era um cãozinho sapeca e levado da breca. [...] Certo dia, Rabicó saiu de sua casa na cidade para dar um passeio sem destino. Conhecia bem a cidade. Andou, andou até que chegou à mata que ficava do outro lado da cidade, bem longe de onde morava. Entrou na mata. Cheirou o ar, gostou, e aí seguiu pelos caminhos que levavam ao centro da floresta. [...] Tanto brincou, tanto pulou, que nem percebeu a tarde passar [...] Rabicó pensou: – Vou voltar para minha casa. No entanto, voltar como? Onde estaria? Correu para um lado, correu para outro, e aí percebeu que estava perdido. E agora que fazer? [...] Dona Coruja, que morava ali perto, viu o pobrezinho tão desamparado, decidiu intervir. – Hei! Cããozinho! Qual é seu nome? – Rabicó! – falou ele ganindo baixinho – estou perdido e longe de minha casa. Não sei mais voltar. – Espere. – disse Dona Coruja – explique-me o que aconteceu. E Rabicó contou sua aventura. – Ora! Ora! – disse Dona coruja – Vou ajudá-lo. Siga-me. E a esperta coruja saiu voando baixinho, [...] levou-o até a entrada da mata, e explicou-lhe para seguir pelo mesmo caminho que viera. Rabicó ficou muito contente de se ver novamente debaixo das luzes da cidade. Saiu correndo pelas ruas que já conhecia bem, logo chegando ao aconchego de sua linda casinha. [...] Nesse texto, no trecho “... cãozinho sapeca e levado da breca.” (1º parágrafo), a linguagem utilizada é comum em ambientes de trabalho. conversas do dia a dia. entrevistas de emprego. livros de ciências.

1 Resposta

Ver resposta
Alfredhyago Rayssa

A alternativa correta sobre o motivo pelo qual a palavra "Cããozinho" foi empregada como diminutivo é a letra B) Demonstrar afeto.

Para que seja possível entender o significado de um diminutivo é necessário que seja percebido o contexto em que o mesmo está inserido, pois um diminutivo pode representar diversos significados diferentes.

No caso em questão, nós temos a presença de um diminutivo que foi utilizado para demonstrar afeto, onde a pessoa responsável por se referir ao cachorro emprega valor ao animal, e por isso utiliza de uma pronúncia carinhosa.

Diversos são os casos em que os diminutivos são utilizados para demonstrar afeto, como chamar alguém pelo nome no diminutivo, como por exemplo "Pedrinho", "Zezinho", "Huguinho", "Julinha", "Manuzinha", etc.

Leia sobre questão relacionada em:

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Enem





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação