Leia o excerto a seguir: 'eu cursava o último ano do primário...

Leia o excerto a seguir: "eu cursava o último ano do primário e, como já estava com o diplominha garantido, meu pai me deu um presente muito cobiçado: o coração, famoso livro do escritor italiano edmondo de amicis, best-seller mundial do gênero infantojuvenil. na página de abertura, lá estava a dedicatória do velho, com sua inconfundível letra esparramada. como todos os garotos da época, apaixonei-me por aquela obra-prima, é tanto que a levava ao grupo escolar da barra funda para reler trechos no recreio. justamente no último dia de aula, o das despedidas, depois da festinha de formatura, voltei para a classe, a fim de reunir meus cadernos e objetos escolares, antes do adeus. mas onde estava o coração? onde? desaparecera. tremendo choque. algum colega na certa o furtara. não teria coragem de aparecer em casa sem ele." rey, marcos. o coração roubado. in: crônicas para jovens. são paulo: global, 2011. p. 89. como vimos, o verbo é essencial para exprimir a ideia da ação desejada, em tempo e modo. no primeiro parágrafo do trecho lido, há uma predominância de verbos:

1 Resposta

Ver resposta
Pattiniantonia

Alternativa E.

Os verbos estão no passado e há predomínio do modo indicativo, uma vez que o narrador tem certeza dos fatos narrados.


Todas as formas verbais se encontram no modo indicativo, pois o narrador descreve fatos ocorridos com ele próprio, logo tem convicção do que está dizendo.


Todas as formas verbais estão no passado.

As formas "cursava", "estava" e "levava" estão no pretérito imperfeito; "deu", "apaixonei" e "voltei" estão no pretérito perfeito; já "desaparecera" e "furtara" estão no pretérito mais-que-perfeito.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Enem





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação