Estou certo de que a política exterior brasileira não sofreu,...

Estou certo de que a política exterior brasileira não sofreu, ao passar a ser chamada de independente, nenhuma solução de continuidade, pois jamais a Chancelaria brasileira se inspirou em outro objetivo que não fosse a defesa da soberania e da independência do Brasil. O qualificativo apenas indica o alargamento voluntário de uma área de iniciativa própria e, consequentemente, de responsabilidades. A Política Externa Independente formulada por San Tiago Dantas e inaugurada pelo Chanceler Afonso Arinos de Melo Franco, em janeiro de 1961, quando da posse do Presidente Jãnio Quadros, consistiu em novo modo de o Brasil se conduzir nas relações internacionais, cujos objetivos centrais eram a preservação da paz mundial e a promoção do desenvolvimento econõmico, nos marcos da ordem democrática e das instituições livres. Qual das decisões políticas abaixo exprime o sentido dessa orientação política?A)A extensão das relações diplomáticas ao mundo comunista e o reconhecimento político formal da República Democrática Alemã.B)A participação na Conferência Afro-Asiática de Bandung, na Indonésia, e a denúncia de que a bipolaridade representava uma ameaça à paz mundial. C)A política anticolonialista na Africa e o rompimento de relações com Portugal em apoio à independência de Angola. D)A recusa brasileira, ancorada no princípio da não intervenção, de apoiar a ação armada dos Estados Unidos em Cuba, para esmagar a revolução liderada por Fidel Castro. E)O estabelecimento de relações diplomáticas com a República Popular da China.

#ENADE

1 Resposta

Ver resposta
Tira Duvidas

A alternativa correta é a B)A participação na Conferência Afro-Asiática de Bandung, na Indonésia, e a denúncia de que a bipolaridade representava uma ameaça à paz mundial.

A decisão que expresa de maneira significativa a orientação política é a conferência de bandung que ocorreu em 1955. Ele foi uma reunião com cerca de 29 países de origem asiáticos e dos africanos no Bandung. Tinha como objetivo o mapeamento de um futura força política global.

A cooperação econômica é uma forma de oposição que se relaciona com o colonialismo e o neocolonianismo que ocorrem como parte dos Estados Unidos e da União Soviética.

Espero ter ajudado.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Enem





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação