DELINQUÊNCIA PRECOCE Os inquietantes indicadores do progressiv...

DELINQUÊNCIA PRECOCE Os inquietantes indicadores do progressivo envolvimento de menores com a criminalidade, sobretudo nas metrópoles, indicam que, apesar de pontuais avanços conquistados por algumas iniciativas, especialmente do chamado “Terceiro Setor”, o problema atingiu tamanha dimensão que parece solapar até mesmo os esforços mais bem-sucedidos.
De acordo com dados da 2ª Vara da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro, o número de menores ligados a tráfico e consumo de drogas na capital fluminense aumentou mais de 300% desde 1994. Porém os ilícitos já vinham se tornando mais frequentes desde 1991, ocorrendo pequena queda apenas em 1993.
O mais dramático nesse tipo de delinquência é que já está atingindo a infância propriamente dita. Em São Paulo, entre os consumidores de crack no centro da cidade, há infelizmente crianças que ainda não completaram uma década de vida.
Há de fato um componente psicológico que estimula essa triste precocidade. As crianças em geral tendem a se espelhar nos adultos que estão mais próximos. E, no caso desses infratores, o modelo escolhido não é um pai de família, mas um traficante.
Além da força de um convívio quase compulsório com a marginalidade, ainda é insuficiente o número de projetos de atendimento a menores que permitam prevenir a delinquência ou, quando ela já é uma realidade, enfrenta-la sem paliativos ou assistencialismos. Lazer instrutivo e escolarização intensiva continuam sendo, apesar de seu enorme desafio, caminhos prioritários para combater uma doença que, aos poucos, vai se tornando uma epidemia.
(Folha de São Paulo)

Análise do texto

O texto jornalístico que você acaba de ler é um editorial que veicula a opinião do jornal Folha de S. Paulo. Localize a síntese inicial que faz o editorialista, dando-nos uma ideia dos pontos que pretende abordar em seu texto.

Qual o significado do título “Delinquência Precoce” apontado já na síntese inicial?

Segundo o editorialista, o que torna esse tipo de delinquência mais dramático?

Ainda segundo o autor do editorial, qual é o componente psicológico que estimula a precocidade na delinquência?

Que outro problema é apontado como agravador da crise de marginalidade?

Levante hipóteses: por que será que os menores infratores se espelham num traficante e não num pai de família?

O editorialista trabalha com fatos e opiniões. Identifique no texto duas frases que expressem fatos e duas que expressem opinião.

Como o autor conclui o texto? Que soluções propõe para o problema?

1 Resposta

Ver resposta
Santosamanda

1 - d) O momento que a personagem ganha um laptop rosa.

2 - b) O laptop mais legal.

Explicação:

Espero ter ajudado..Bons estudos !

Tenha um bom dia ;)

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Enem





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação