Canção de piratas - 22 de julho de 1894telegrama da bahia refe...

Canção de piratas - 22 de julho de 1894telegrama da bahia refere que o conselheiro está em canudoscom 2 000 homens (dous mil homens) perfeitamente armados. que conselheiro? o conselheiro. não lhe ponhas nome algum, que é sair da poesia e do mistério.é o conselheiro, um homem, dizem que fanático, levando consigoa toda a parte aqueles dous mil legionários. jornais etelegramas dizem dos clavinoteiros e dos sequazes do conselheiroque são criminosos; nem outra palavra pode sair de cérebrosalinhados, registrados, qualificados cérebros eleitores econtribuintes. para nós, artistas, é a renascença, é um raio de solque através da chuva miúda e aborrecida, vem dourar-nos a janelae a alma. é a poesia que nos levanta do meio da prosa chilra edura deste fim de século. nos climas ásperos, a árvore que oinverno despiu, é novamente enfolhada pela primavera, essaeterna florista que aprendeu não sei onde e não esquece o que lheensinaram. a arte é a árvore despida: eis que lhe rebentam folhasnovas e verdes. sim, meus amigos. os dous mil homens do conselheiro, que vãode vila em vila, assim como os clavinoteiros de belmonte, que semetem pelo sertão, comendo o que arrebatam, acampando em vezde morar, levando moças naturalmente, moças cativas, chorosase belas, são piratas dos poetas de 1830. poetas de 1894, aí tendesmatéria nova e fecunda. recordai vossos pais; cantai, como hugo, a canção dos piratas: romantismo é a pirataria, é o banditismo, é a aventura dosalteador que estripa um homem e morre por uma dama. crede-me, esse conselheiro que está em canudos com os seusdous mil homens, não é o que dizem telegramas e papéis públicos. imaginais uma legião de aventureiros galantes, audazes, semofício nem benefício, que detestam calendário, os relógios, osimpostos, as reverências, tudo que obriga, alinha e apruma. sãohomens fartos desta vida social e pacata, os mesmos dias, asmesmas caras, os mesmos acontecimentos, os mesmos delitos, as mesmas virtudes. não podem crer que o mundo seja umasecretaria de estado, com o seu livro do ponto, hora de entrada ede saída, e de desconto por faltas. o próprio amor é regulado porleis; os consórcios celebram-se por um regulamento em casa dopretor, e por um ritual na casa de deus, tudo com etiqueta doscarros e casacas, palavras simbólicas, gestos de convenção. nema morte escapa à regulamentação universal; . os partidários doconselheiro lembraram-se dos piratas românticos, sacudiram assandálias à porta da civilização e saíram à vida livre.(assis, machado de, in machado de assis, antologia e estudos, alfredo bosi etclavinoteiro: 2. diz-se do bandido sertanejo ou soldado armadode clavinete; facínora.(dicionário houaiss de língua portuguesa)ao comparar o conselheiro e seus seguidores aos piratas dascanções românticas machado de assisa) desconsidera a importância da guerra dos canudos. b) mostra-se mais compreensivo com os sertanejos, ao conferir-lhes uma feição idealizada. c) reforça, por meio da ironia, a visão negativa dos criminosos. d) ironiza a irrelevância da temática dos poetas românticos. e) reforça por meio da metáfora o primitivismo do conselheiro e deseus seguidores.

1 Resposta

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Tay

Letra b.

Inicialmente, nota-se que o autor enxerga Antônio conselheiro e seus seguidores como homens que de fato apresentam porquê, ideais, bem como fatores a lutar diante do mundo em que vivem.

Assim, é evidente que os piratas românticos, tal qual no primeiro momento, são apresentados como elementos que também apresentam suas razões, e por isso, certamente o autor apresenta-se mais compreensivo diante de ambas as situações.

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