A doença do sarampo, que havia sido erradicada no país, em 201...

A doença do sarampo, que havia sido erradicada no país, em 2016, tem se tornado cada vez mais noticiada pelo aumento significativo em seus números de casos desde 2017, o que levou em 2018 a perda do certificado de erradicação de tal doença no Brasil. O surto de Sarampo no Brasil está intimamente ligado à diminuição da cobertura vacinal que é observada na população do país desde 2017, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A vacinação contra o vírus do sarampo se mostra efetiva para proteção individual e ainda dificulta a capacidade de transmissão viral por diminuir a circulação do mesmo na população. Essa redução da vacinação para o vírus do sarampo mostrado no Gráfico I, somado a eventos migratórios podem ter propiciado os atuais casos da doença no Brasil, por gerar um aumento da propagação do vírus, por meio de pessoas suscetíveis a doença, ou seja, pessoas que não foram vacinadas e são capazes de transmitir o vírus por meio de contato direto e indireto. Além disso, tais eventos migratórios também permitiram a entrada de genótipos virais não encontrados no Brasil.
Segundo o Ministério da Saúde, o genótipo viral circulante no Norte do país em um surto da doença causado em 2017, é o mesmo circulante na Venezuela.

Considerando essas informações:

a) Elabore um texto dissertativo explicando a importância do uso do coeficiente de incidência para a detecção dos casos de sarampo e avaliar a eficiência da cobertura vacinal.
b) Com base no texto exposto e considerando o possível aumento dos casos de sarampo em sua cidade, elabore uma campanha de prevenção ao sarampo, evidenciando quais seriam as atividades e como a campanha seria desenvolvida.

0 Respostas

Tay está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Enem





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação