1) Atualmente, tão rápido quanto a tecnologia evolui, a pesqui...

1) Atualmente, tão rápido quanto a tecnologia evolui, a pesquisa e a possibilidade de acesso a informações precisas e confiáveis faz com que as necessidades mudem e os sistemas de software tornem-se obsoletos em menos tempo. Como conseqüência, a demanda por software cresce e os prazos diminuem. Essa realidade aumenta a instabilidade e torna o desenvolvimento de um software uma operação mais sensível à influência de elementos externos à equipe técnica. Questões comerciais, mudanças de prioridade, mudanças de escopo e incertezas no planejamento são alguns dos fatores que contribuem para tornar o desenvolvimento de um software uma tarefa complexa. Ademais, o inerente envolvimento de seres humanos não pode ser ignorado, pois o sucesso da produção de um software depende também da motivação, do comprometimento e de uma comunicação eficaz entre os envolvidos. Todas estas variáveis acrescentam um grau de imprecisão que muitas vezes é ignorado. Além disso, elas corroboram para elevar a instabilidade do processo e tornar o desenvolvimento de cada software uma atividade altamente específica, de tal forma que o uso de um processo comum e preestabelecido se faz inadequado.

BASSI FILHO, Dairton Luiz. Experiências com desenvolvimento ágil. São Paulo, 2008.

Considerando as informac¸o~es apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I - Equipes engajadas conseguem entregar resultados de maior valor agregado aos clientes.
II - Não é possível prever integralmente o processo de desenvolvimento de softwares, uma vez que imprevistos são passíveis de ocorrer.
III - O desenvolvimento de um software é uma tarefa complexa devido à instabilidade do cliente que contrata este serviço.
IV - Diante do aumento da necessidade de clientes pela utilização de softwares, as entregas precisam ser mais rápidas.
Considerando o contexto apresentado, e´ correto o que se afirma em:
Alternativas:

a)
II e III, apenas.

b)
I, III e IV, apenas.

c)
I, II e IV, apenas.
d)
I e III, apenas.
e)
I, II, III e IV.

1 Resposta

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davydio22

turais. Trabalham principalmente com o sentido de proteção u2013 para

isso, exemplos são defumações, incensos e bênçãos.

Os ritos eliminatórios são a comprovação de que já houve a

u201cinfestaçãou201d do mal. Portanto, sua função clara é se utilizar do po-

der da divindade para u201cmandar embora o mal ou o pecadou201d.

Os ritos de purificação partem do princípio de que a pessoa

faltou com alguma responsabilidade com o sagrado ou tem alguma

culpa ou u201cmanchau201d, da qual precisa se libertar. A purificação ocorre,

também, por meio do fogo e da água. Ainda podem ser feitas ofer-

tas primiciais ou ritos sacrificiais com a intenção de purificação.

Outros ritos:

Ritos de repetição do drama divino: esses ritos buscam o

resgate dos mitos divinos e sua atualização, com o efeito de identi-

ficação e participação do homem no evento divino de forma atem-

poral.

Ritos de transmissão de força sagrada: englobam os ritos

de consagração e a imposição de mãos, como modo de receber

força e energia divinas.

Ou ainda, segundo o ponto de vista antropológico:

Ritos ligados ao ciclo da vida: são os chamados ritos de pas-

sagem. Causam grande modificação do status do indivíduo perante

a sociedade, pois é capaz de integrá-lo (nascimento, adolescên-

cia) ou separá-lo da mesma (morte). Também englobam os ritos

84 Ensino Fundamental

cíclicos, cuja importância é essencial em todas as religiões, e em

torno dos quais se organizam os calendários. Incluem as festas da

natureza (passagem das estações, colheita, plantio, entre outros) e

também as festas de salvação, como Natal e Páscoa.

Ritos de fundo sociocultural e religioso: incluem os ritos de

gracejo e rebelião. São tentativas de se ridicularizar, contestar, a

sociedade e suas condutas culturais e tradições. Funcionam como

antítese, como num processo dialético histórico-crítico, ao estado

das coisas instituído (tese, o que se afirma como verdadeiro).

Ritos com conotação mística: são os ritos de meditação e

transe, com ampla utilização em religiões mais primitivas, como a

Santeria, o Vodu, o Xamanismo, entre outras.

6.3 RITOS DE PASSAGEM

Entre os diversos tipos de ritos, um que merece consideração

mais detalhada é o rito de passagem. Esse tipo de rito faz remissão

ao desenvolvimento dos indivíduos durante a vida, o que pode ser

interessante para contextualizar didaticamente a disciplina de Ensi-

no Religioso, interconectando-a à educação escolar de forma geral

e às experiências pessoais, particulares, dos educandos.

O rito de passagem também remete, como nas mudanças dos

ciclos vitais (infância u2013 adolescência; adolescência u2013 vida adulta;

vida u2013 morte), a uma mudança de estado de consciência. Essa

transformação, de estado de espírito, que pode vir naturalmente,

igualmente pode ser incutida pela vontade, quando se tratar da

necessidade do indivíduo, pelo menos momentaneamente, deixar

de priorizar o plano material da existência para se postar perante a

espiritualidade, como à sua sensibilidade de fé perante o Sagrado.

Desta feita, simbolicamente, é necessário se retirar da munda-

neidade do cotidiano físico, adentro a transcendência dos espaços

sagrados, respeitando, por meio dos ritos u2013 que se tornam uma es-

pécie de código de acesso u2013, a crença presente no espaço sagrado

em questão.

Explicação:

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